Nem sempre é fácil mensurar

Inventamos , em nossa sociedade, uma estratégia para medirmos o valor das coisas e das pessoas : tem valor aquilo que pode ser apalpados, visto , medido . Sendo assim, o carro , a casa , o dinheiro , a posição social tornam-se indicadores de status , e , por sua vez, supostamente revelam o valor das pessoas e das coisas. Entretabnto, como se mensurar aquilo que , de imediato, não está ao alcance de nossos olhos ? ou seja, como valorar a importância de uma pessoa que se dedica às atividades que não trazem resultados a curto prazo ? Por exemplo : indivíduos que estudam ou se dedicam às atividades esprituais ou fazem quaisquer coisas que não sejam rentàveis ?Tais metas não são valorizadas , muitas vezes , por não estarem diretamente vinculadas ao lucro. Citei alguns exemplos , mas existem muitas outras ações não reconhecidas como valiosas por conta do enfoque capitalista do mundo pós-moderno.

Logo, é preciso repensar a maneira como mensuramos as pessoas e as coisas, há uma forte tendência em se lançar, diante da vida, um ponto de vista, aparentemente objetivo, porém, , na verdade,esconde uma visão rasteira e superficial do mundo . O capitalismo não pode afetar a nossa dimensão interior transformando-nos em seres caolhos que só enxergam aquilo que é conviniente ao sistema .