ASSERENAR O ESPÍRITO... (Pensamento em aberto...)

Asserenar o espírito têm vários significados, muitos sentidos, além de vontades e desejos de promover uma mudança pessoal, minha, unicamente minha. Mudança antiga, discursivamente falando ou escrevendo. Jamais colocada em prática efetivamente. Talvez nunca seja. Por quê?

As mudanças mais complexas e mais caras para os humanos são as mudanças interiores. Não generalizo, pois acredito que alguns (raros) conseguem tal proeza e ainda acredito que dentro deste grupo há alguns (mais raros ainda) que o conseguem sem grandes esforços ou mesmo sem esforço algum. Mas, repito, considero-os muito raros.

Mudança pessoal envolve muitos fatores e diferentes variáveis. De todas ou retirando uma ou duas deste conjunto, considero a disciplina em estabelecer e seguir critérios e escolhas as mais elementares e complexas.

O problema, que eu percebo em escolher os critérios adequados para uma mudança pessoal e a correspondente disciplina para segui-los, é uma questão que não depende só de mim. Depende das relações que escolho fazer e das relações que sou obrigado a estabelecer e vivenciar.

E aí, temos um problema universal: as pessoas não colaboram. Nem podem.