Um jardim para cuidar e proteger*
O que existe do outro lado da vida?
Quem sabe tudo, quem sabe nada.
Para alguns não faz sentido a vida sem a existência de um Paraíso onde a alma finalmente descansa. Ou ainda, algum lugar de espera para que aquele ser de luz ganhe uma nova chance de evoluir sua existência espiritual na Terra.
Para mim, nada mais existe do que o agora. E é somente no agora que tudo se dá, tudo se decide, começa e acaba, todas as decisões e consequências, alegrias e tristezas. Tudo o que já escrevi, registrado está, mas é passado. O futuro é a próxima linha que eu escrevo, os pensamentos que sinto surgirem e que, ao serem materializados em palavras, já viram passado. Como um sopro que vem balançando as folhas distantes até chegar em mim, que me refresca e vai embora, aquecendo novamente o ar ao redor. Um futuro, um presente e um passado em uma questão de segundos.
A vida é um jardim que se cuida e protege somente no agora.
Todos iremos embora e o que restará neste futuro inescapável é o jardim que cultivamos. Um jardim que não veremos mais florescer, mas que poderá florescer muito dependendo do amor que deixamos nele, da forma como o cultivamos, como o protegemos das durezas do mundo.
As pessoas que ficam, estas sim poderão deleitar-se no nosso trabalho. Este sim, o verdadeiro sentido do que é eterno, pois não se trata de nós, eu e você, mas do que deixamos para trás, o nosso legado para as gerações futuras, filhos e netos e bisnetos e amigos e a humanidade toda.
Nosso presente para o mundo, para a dureza da realidade, é a vida que levamos, como a vivemos, o amor que damos ao outro, as lições que aprendemos e que passamos adiante, os livros que lemos, as músicas que nos fizeram chorar, os filmes que nos fizeram sorrir, os sorrisos que despertamos em todos os rostos que conhecemos, o calor dos abraços, os beijos apaixonados e as memórias que as pessoas terão de nós depois do fim.
Este é o jardim da vida. O jardim que devemos cuidar e proteger, pois ele fica e florescerá tanto quanto for a medida de tudo que fizemos para o bem dele e das pessoas que o conheceram, que puderam refrescar-se na sombra de palavras de carinho, adormecer com as canções de amor dos passarinhos e alimentar-se nos frutos da bondade e da humildade.
P.S.: Esta é a postagem final em homenagem a um verdadeiro ídolo meu, o músico, escritor e letrista Neil Peart. Um homem que deixou um legado e uma marca indelével em todos que tiveram contato com o seu trabalho. Sua inteligência e sensibilidade presentearam o mundo, seja pela sua vasta obra musical, pela literatura ou pela resiliência e discrição com que viveu a vida, cheia de altos e baixos, mas sem nunca deixar-se derrotar e ele fez isto tudo com os pés no chão da realidade, cultivando o seu jardim, que florescerá, indubitavelmente, por décadas e décadas.
*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/01/15/um-jardim-para-cuidar-e-proteger/
Jefferson Farias