As Marcas

As pessoas atravessam nossas vidas e deixam marcas. Somos constituídos por marcas, inúmeras, de diferentes espessuras, formas, profundidades, em diferentes lugares. Há aquela marca visível, justificada por razões biológicas de fácil compreensão. E as invisíveis? Bem especificamente aquelas que fazem o peito doer, o corpo tremer, a respiração acelerar, o coração apertar, a mente balançar... Que marcas somos capazes de deixar nos outros? Numa conversa na parada de ônibus; no entrelaçar de pernas e suores, após trocas amorosas; no compartilhar do lanche, sentados no banco da praça, ou no jardim nas casas das materializações de afetividade; no jantar, ao sentar à mesa, com a família reunida; naquele levantar de voz ao colega de trabalho; no abraço de despedida, ou no silêncio ao ver o outro se derramar em lágrimas... Marcas.

O tempo passa, marcas constituem-se por cima de outras, corroem nosso corpo, em todas as suas dimensões, mas algumas, vez ou outra, se abrem, a lesão fica exposta e dói, novamente dói. E essas, quando tratar? Como fazer para que outros não sintam os efeitos dos males que outros marcaram? Sabendo que somos constituídos não só pelos pedaços bons, mas pelos ruins também. Estes fazem quem somos no agora e no que seremos no depois.

Temos a capacidade desenvolvida de entender os efeitos que causamos uns nos outros? Investimos, veja bem, é investir, em tempo para desenvolvermos a responsabilidade sobre esse feito de marcar? Ou ao menos minimiza-lo? Uma palavra pensada, um gesto resguardado, um pensamento não dito... Talvez não seja tão difícil assim. Responsabilidade afetiva, compreender? Mas falo de compreensão para além da leitura da postagem no status do whatsapp, ou mesmo da página motivacional do Instagram. Falo de vivência da responsabilidade.

Além disso, há investimento na compreensão das tuas marcas? Entendendo que é um processo, demorado e doloroso, em alguns momentos.

Marcas que nos paralisam, que nos estagnam, que ferem.

Marcas que elevam, fortalecem, florescem.

Como transformar as primeiras nas segundas?

Eu só estou aqui e não tenho a resposta. Só estou colocando pra fora esse mar de pensamentos, reflexões, imagens. Mensagens, pessoas, aromas, sabores, recordações, marcas...