Transcendência

Poesia é uma grande responsabilidade, um compromisso com a beleza que nasce através da mensagem. Poesia, é uma porta entre dois mundos: o mundo material e um mundo sagrado.

Para além da técnica está a inspiração, para além do discurso, está a mensagem que vem do recôndito mais profundo da alma humana, seu território sagrado.

Assim como não é para a abelha o mel que produz, a poesia não pertence ao poeta, ele é seu portador, seu emissário, através do qual a beleza vem ao mundo mostrando as suas mais diversas faces. É justamente na diversidade que o belo se torna verbo e também ação. A Poesia já está feita, olhe à sua volta , ela está em tudo. Basta que se deixe a sua luz entrar e sair sem obstruções nesse canal de entendimento.

As sombras só existem porque a superficialidade do mundo material nos tira a pureza, nos torna opacos. A luz tem dificuldade de seguir seu fluxo. As crianças, por sua pureza são transparentes, a sua espontaneidade é beleza e poesia.

A poesia está no universo, ela é a beleza latente em todas as coisas. E entenda-se beleza como unicidade : feio/bonito, felicidade/tristeza, inverno/primavera, bem e mal. O belo está em tudo, mas é preciso a sensibilidade para percebê-lo. Do musgo nascem as mais belas camélias e no mais turbulento dos cenários ainda a paz pode ser percebida. Porém, só se reconhece o que está fora de si, quando se está consciente e em constante estado de busca. A consciência desperta o valor das coisas, nos torna gratos e , em consequência, mais felizes.

A viagem fundamental é a viagem para dentro de nós mesmos e há que se tornar profundo para encontrar a profundidade. Do contrário o superficial nos torna adestrados, limitados, rasos e inertes.

Onde há mistério, onde há rastro da natureza humana, ali a poesia está atuando. Dar condições para o que há de mais íntimo e profundo venha à tona através do vento da consciência, é a essencialidade da descoberta da poesia nas coisas.

O poesia é a forma sagrada de preservar o belo da corrosão do tempo. A beleza é uma dimensão de eternidade. Quando é pintada no mundo, gera um impacto que não se dissipa.

Ao se almejar ser impacto duradouro seja no mundo ou na vida de alguém, há que se fazer de forma bela, tal qual o jardineiro que cultiva a semente na terra para que ela venha à tona , buscando a luz do sol.

Poesia é herança, é compromisso e deve ser passada adiante como uma dádiva. Não é necessário dominar a técnica para ser poeta, a vida é fluxo de poesia, nós a temos em nossa natureza, tudo o que precisamos é purificar nosso cálice, para que na hora em que for depositada, não se contamine esse vinho sagrado.

A água limpa espera por nós, mas é preciso lavar as mãos antes de tocar na fonte.

Liberte seu nome interno e empresta teu corpo e tua voz à poesia. Trata-se de uma escolha de vida. Tudo que é feito poeticamente torna-se sublime: o trabalho diário, a leitura de um livro, o alimento que preparamos, a importância que damos às pessoas e a nós mesmos.

Até mesmo Sísifo conseguiu extrair beleza da maldição imposta a ele pelos deuses. A escolha de levar eternamente a rocha para o cimo da montanha foi dele. Essa escolha o libertou da escravidão ,a libertação veio na satisfação da tarefa cumprida.

Busque essa beleza de ser e irás em direção ao lótus que se faz presente em sua existência. Levemos mais uma vez a nossa rocha para o cimo da montanha, só pela beleza de vê-la voltar para as profundezas de suas origens. Lá, no mais profundo do nosso ser, acharemos sentido, essência, poder e identidade.

Gi Luz
Enviado por Gi Luz em 11/01/2020
Reeditado em 11/01/2020
Código do texto: T6839213
Classificação de conteúdo: seguro