Sobre o autoconhecimento

Eu me perco todos os dias. Você também. E está tudo bem. A cada dia que passa, a gente se perde um pouco nos nossos próprios valores, visto que estamos em uma contínua metamorfose.

Somos empiristas, pesquisadores, investigadores do próprio objeto de estudo: nós mesmos. Esse abismo da perdição traduz, em certa medida, a morosa compreensão de si. Então, a vida é mesmo isso de buscar aquilo que se é eternamente, porém a sua concretização e completude não serão dadas jamais. A logística não bate. É muito para o pouco que há, ainda que pareça o bastante.

Tudo que advém da experiência de vida se relaciona com esse desencontro, como o amor. Amar é perder-se de si, perder-se no outro e perder-se pelos demais inclusive. Para mim, o autoconhecimento é sugestivo. Todavia, engana-se quem acha que já se conhece, pois estar vivo significa dar pequenos passos de ínfima sabedoria enquanto se morre lentamente.

Mariane Amaral
Enviado por Mariane Amaral em 10/01/2020
Reeditado em 10/01/2020
Código do texto: T6838388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.