A Vida e o Viver

Inexiste no amanhã o que possuo no agora. A única realidade que se faz no amanhã, no fim das contas, é a possibilidade de se realizar. Realizar o que se pode, realizar o que se tem e o que se deseja, não sabendo se haverá ou não a realização, mas tendo a verdadeira possibilidade em mãos.

A vida é um mar de incertezas, um mar no qual se sabe e não se sabe o que vai acontecer, um mar no qual se compreende o poder de ser, o poder de se estar sendo enquanto na verdade não se é. A vida é a construção do que se deseja ser, em meio as ferramentas que são dadas para que o desejo se cumpra, sendo estas limitadas ou não. A vida é sofrer com insaciabilidade dos desejos. como Schopenhauer diria. A vida é ser feliz sendo grato pelo que se possui. A vida é viver sem rumo. A vida é viver sabendo-se onde se quer chegar. A vida é como se faz, e nós nela, estamos sendo em continuidade enquanto não somos prontos na concretude do que podemos ser.

Viver é sacrificar e se doar em meio ao tempo, é se machucar em meio aos momentos e procurar se curar das doenças que nós mesmos pegamos, ou criamos. Viver é completude e incompletude momentâneas enquanto a possuirmos. Viver é poder procurar, poder se encontrar, poder se perder e simplesmente poder, sem complemento. Geralmente quem pode pode algo, mas na vida quem pode só pode, pois não há definição completa pra completar esse verbo.

Enquanto esta vida, intrínseca a esse viver acontece, nós, com ela, acontecemos. Não dá pra se estar, sem estar em algum lugar. E querendo ou não, nos encontramos aqui. Condicionados ao agora, mas possibilitados de possibilidades sem fim. Por mais que doa, esse momento que nos encontramos, que nos presenteamos, que nos faz, que nos machuca e melhora, é a única possibilidade de se estar. E vivemos nele da melhor forma que pudermos, quem não o faz o estraga, porque infelizmente não se retorna ao momento já criado, pois ao momento já vivido não se dá pra retornar. O tempo anda pra frente, jamais regride. Infelizmente ou não, nós andamos com o tempo, com a única coisa que o tempo não possui: a possibilidade. Podemos mudar no agora ou melhorar no agora o que fizemos ontem. Podemos procurar transformar o nosso eu presente para que ele não se confunda com o passado e cometa os mesmos erros. Nós somos o agente transformador do mundo e de corpo, do ser que vivemos. O tempo, sempre correrá, nós, às vezes, podemos andar mais devagar. Porque a vida nos faz poder.

Transformemos o que podemos transformar, mudemos em nós o que for necessário. Mas não esqueçamos nunca de viver com o poder que podemos. De estar da melhor forma possível onde estamos. Até onde se sabe, a vida e o viver são realizados uma única vez, ninguém nunca voltou pra contrariar tal pensamento.