O LUGAR MAIS PACÍFICO DO MUNDO, É VOCÊ

Desci na rodoviária [de salvador] já esperando o caos…

Na última vez que eu vim, todo o som das buzinas (e da má educação) me deixou pasmo… perplexo… como se eu nem fosse de Salvador, o que me deixou triste, com uma sensação de "não pertencência" a lugar nenhum.. Hoje fui percebendo vagamente o barulho em minha volta e me senti numa bolha, quieto, sério... Em paz.

A paz não é um lugar. Esse é o erro básico da maioria das pessoas que chegam em Lençóis.

Andei puxando a mala cheia de roupas e discos de vinil completamente atordoado de sono, de dor nas costas... e também sentindo uma coceirinha no pé (que só podia ser saciada quando eu chegasse em casa e arrancasse o meu tênis).

Sem motivo e sem a menor ligação eu me lembrei de estar andando pela noite em Lençóis sozinho, e vi uma menina em pé, totalmente ereta na ponta dos pés, gritando e pondo o dedo indicador na cara de um garoto que tinha o dobro do seu tamanho, mas apesar do tamanho, eles pareciam ter a mesma idade (entre 10 a 11 anos). Ela parecia que ia matar ele (ou enchê-lo de porrada) já já…

Quando passei um pouco mais perto dos dois, percebi que o motivo da discussão; Era o tal do futebol.

“Os automóveis parecem voar” (Caetano Veloso)

*************************

Entrei na maior livraria da cidade e o que encontrei foi um império sendo gradativamente destruído. Me senti triste… Os livros e discos estavam sendo substituídos por eletrônicos e CDs de bandas de música Sertaneja Universitária… Será mesmo que todos os ouvintes destas canções acabam entrando na universidade?

Encontrei um cara do passado… (ou melhor, ele me viu e veio falar comigo) que era amigo de um amigo, me abordou enquanto eu tentava me decidir se levaria - pela milésima vez - o livro “A Metamorfose”, de Franz Kafka.

Eu gosto de abri-lo em qualquer página (como com a bíblia) e ver em que cargas d'água anda a angústia de Gregor Samsa, o protagonista da história, dentro da sua condição de inseto. O rapaz me fez perguntas de um passado sombrio, sobre um Henrique morto e enterrado.

Se o passado for uma sombra, teoricamente - e obviamente… - ele QUER ficar para trás, e no escuro. Por quê tentar cravar uma tatuagem sobre ele? E geralmente as pessoas que tentam suspender a areia das dunas, (criando uma tempestade de areia) são JUSTAMENTE aquelas que não fazem o menor sentindo e diferença pra nós. Mas… O cara acabou me ajudando. Eu estava indeciso sobre o livro e zanzando como um louco pela livraria. Depois que o cumprimentei... o livro de Kafka se tornou essencial como oxigênio e água.

“Ah, olhe todas essas pessoas solitárias…” (Paul, dos Beatles)