Feliz 2020!

O tempo passou rápido. Talvez você concorde comigo e assuma que o tempo foi insuficiente para que seus planos, seus projetos, seus afazeres e suas metas fossem alcançados, fossem cumpridos, fossem atingidos. O tempo simplesmente correu e agora temos a sensação de não termos conseguido acompanhá-lo, parece que temos tanto a fazer em muito pouco tempo, parece que não daremos conta de vivermos a nossa vida. Mas isso é culpa nossa. Sim, somos os culpados por essa falta de tempo, o relógio continua o mesmo, os segundos são os mesmos, mas nós já não sabemos como usar o que de mais importante a vida nos concede: tempo.

Acumulamos coisas, desejamos abraçar o mundo, pensamos que somos onipresentes, queremos resolver todas as coisas no imediatismo ao qual temos sucumbido dia após dia. Esquecemos que somos apenas um. Não há dois de nós. Não somos deuses ou super heróis, somos humanos, tão complexos ao mesmo tempo em que tão frágeis, nossos braços são curtos e nossa mente possui limites, afogar-se em tantos assuntos não é a maneira mais sensata de resolvê-los, ao contrário, causamos sofrimento a nós mesmos porque, no final das contas, não aguentamos a pressão que pegamos com nossas próprias mãos e fracassamos. Aos nossos olhos fracassamos por não alcançarmos os infinitos objetivos traçados. Vale a pena viver cada dia nessa correria desenfreada? Vale a pena mal ver o ano passar para depois sofrer com a sensação de insuficiência? Vale a pena desperdiçar tempo vivendo por coisas supérfluas enquanto que as que realmente importam são negligenciadas?

“Priorizar”. Aconselho que todos nós usemos essa palavra como um verdadeiro mantra para passarmos por esse ano que se inicia. Vamos priorizar as coisas em nossas vidas e priorizar significa dar maior importância a algo, maior atenção, maior zelo, maior energia, maior dedicação. Ao que temos nos dedicado até agora? As coisas que colocamos no topo de nossa lista eram de fato indispensáveis? Ou será que seguimos a moda? Será que traçamos metas que ao invés de trazer felicidade às nossas almas apenas serviam para que fôssemos o assunto em rodas de conversa? Nossas ações foram praticadas para o nosso bem e daqueles que amamos ou apenas para causarmos e chamarmos a atenção? Vale a pena desperdiçar tempo querendo impressionar os outros? Quando é que impressionaremos a nós mesmos por aquilo que nos tornamos? Quando é que investiremos tempo nos transformando em nossa melhor versão?

Não reclame que o tempo passou rápido, não culpe o relógio pela sensação de dever pendente, olhe-se nesse momento de reflexão, culpe-se, sim, às vezes precisamos assumir a responsabilidade sobre os nossos atos já que nem sempre a culpa é do alheio. Culpe-se e se permita ao próprio perdão. Prometa-se agir diferente, prometa-se a valorizar aquilo que de fato o fará alguém melhor, alguém mais importante na vida dos que verdadeiramente merecem, prometa-se a realizar os seus maiores sonhos, por mais bobos que pareçam aos olhos dos outros, se são importantes para você não tenha medo do que vão falar, tenha medo de não viver sua própria vida, tenha medo de chegar ao ponto final de sua história almejando ardentemente por uma vírgula. A vida é por si só ligeira. Podemos alcançar cem anos, mas ainda assim corremos o risco da frustração porque viver bem não é viver muito, viver bem é saber aproveitar a vida em todos os seus segundos, em cada um dos seus instantes.

Priorize-se nesse 2020.

Somos nós que fazemos o nosso ano, somos nós os autores da nossa história. Se o capítulo tem sido ruim, que tal inventar uma reviravolta? Será que não chegou o momento de virar a página? Não vire apenas a folha do calendário, vire-se, transforme-se, faça 2020 acontecer!

Um feliz ano novo!