Gradualidade e princípio

Gradualidade e princípio [alerta de pedantismo crônico]

Tudo o que existe apresenta padrões ou leis, que são comportamentos, e todo comportamento tem como lei elementar a gradualidade. Não importa a velocidade dos eventos, tudo acontece ou se constitui/desconstitui de maneira gradual (etapa por etapa), que é a essência da lógica, das leis físicas e químicas. É a lei de todas as leis. A gradualidade é a expressão primordial da coerência/ lógica, em que nenhum corpo ocupa o mesmo espaço que outro tal como nenhum segundo acontece no mesmo espaço-momento que o outro.

O primeiro começo não foi gradual

Todo momento ou movimento de existência é gradual. Mas o primeiro começo não foi gradual. A origem de tudo é a origem da própria origem, do espaço dimensional e de seu deslocamento. Não teve "um criador" mas uma causa que causou o momento, à si mesma. Teve um começo onde o começo e o fim começaram. Do nada, ínfimas bolhas de perturbação ou necessidade/força, apareceram. Quando a desordem nasceu, nasceu a realidade ou a necessidade. O derradeiro milagre foi o nascimento da existência vindo da inexistência. Um fenômeno, um erro primordial, um padrão em que o não-elemento gerou o seu oposto, sem ter uma explicação que nos satisfaça, que se adeque à nossa lógica [?]. Talvez a inexistência exista como ausência absoluta de contrastes, padrões, diversidades.. de dimensões. Sem ter uma explicação lógica[humana], a inexistência gerou a existência.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 28/12/2019
Reeditado em 16/02/2023
Código do texto: T6829045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.