Não aceite veneno!

O filósofo estoico Epicteto disse: "Quando alguém te provocar, sabe que é o teu juízo que te provocou". Ele dizia que não são as palavras que nos ferem, mas a nossa interpretação das palavras. Se eu não der importância a algo desagradável que alguém me diz, eu não ficarei irritado, não me sentirei ofendido, o que essa pessoa me diz não tem importância.

Hoje, eu agradeci a alguém que tentou me irritar, por meio de um comentário a um texto meu, perguntando: "Tem como 'desler' isso?". A pessoa classificou o texto como "idiota". Talvez o seja mesmo. Essa pessoa me mostrou que eu estou começando a viver uma parte da filosofia de Epicteto.

Estou aprendendo a desenvolver a compaixão pelas pessoas, porque sei que ninguém tenta provocar alguém quando está bem consigo mesmo. Pessoas felizes amam, compreendem, têm compaixão, não tentam agredir ninguém, não guardam mágoa, nem rancor, nem ressentimento. Estou aprendendo com a vida e com os livros. A vida é verdadeiramente bela!

De acordo com Buda, se alguém me der veneno, e eu não aceitá-lo, o veneno continua sendo de quem me deu.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 28/12/2019
Reeditado em 28/12/2019
Código do texto: T6828957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.