Significado da palavra "blasfêmia"

"Palavras que ultrajam a divindade ou religião; insulto a pessoa ou coisa digna de respeito" (do latim "blasphemia).

(Superdicionario Língua Portuguesa, Editora Globo, São Paulo-SP, 1990).

Esta definição pode ser ampliada, pois existem também ações blasfemas. O fato é que está orquestrada campanha infame e feroz contra a Cristandade. Até um tempo atrás costumava-se falar mal do Cristianismo, especialmente da Igreja Católica. Agora porém parece que o alvo central é a própria figura de Cristo, que costumava ser poupada. Assim, livros, programas, filmes e espetáculos blasfemos vêm se multiplicando pelo mundo. Aparentemente quem esta na frente disso, aqui no Brasil, é a torpe Rede Globo, que diariamente ofende a família e os valores cristãos. Nos últimos dias, em plena epoca de Natal, multiplicaram-se os insultos.

Convém lembrar as consequências espirituais de tais atos. Napoleão Bonaparte, que encarcerou dois papas e provocou a morte de um deles, ao cair em desgraça e ser exilado na Ilha de Santa Helena, longe de tudo, arrependeu-se e atribuiu seus males a ter injuriado a Igreja.

Quem troca o amor pelo ódio, de forma consciente e absoluta, acaba odiando a Deus, a Igreja, aos cristãos de modo geral, o que gera os pecados de blasfêmias e profanação das coisas sagradas. E o que será de tais pessoas na vida eterna? Não irão para Deus se morrerem cristalizadas em tal estado. E que iriam fazer no Céu se odeiam a Deus? Como disse Dom Marcos Barbosa em palestra radiofônica, para tais pessoas o inferno deve parecer mais doce. E não é que Deus seja "mau", é a própria alma que se condena. E o inferno não é um lugar físico mas a condição da alma que se cristaliza no ódio. Fomos criados para a felicidade eterna com Deus, em Deus. A alma que recusa Deus, por recusar a Lei Divina do Amor, não poderá viver sem sofrer o terrível incômodo, a frustração eterna da ausência de Deus.

Não desejo isso a ninguém, nem mesmo aos blasfemadores, e peço a Deus que todos eles se arrependam e façam reparação pelas palavras e ações de insensatez e desrespeito.