ALMA QUE DÓI

São inúmeras as mensagens, vídeos, músicas que são postados como ilustração da prevenção ao suicídio.

"Se as noites são solitárias..." Diz a música, mas os dias também são; será porque as noites são escuras e os dias luminosos? É como sentir-se sozinho na multidão, nada a ver.

"Todo mundo chora..." Sim, dizem que até crocodilo. Segue a música: "Todo mundo sofre..." É verdade, cada qual sabe de sua dor.

A dor que leva a pessoa a perder o sentido da vida é diferente: sufoca num grito mudo, desespera, há a vontade de rasgar o peito, literalmente, para arrancar aquela sensação horrível. Não é necessário mais que uma só palavra para derrubar toda a muralha de fortaleza aparente.

Não adianta dizer da ferida dos outros, a dor cega e faz sangrar ainda mais. Não adianta elevar a voz para tentar convencer que são "coisas da cabeça", parem!

É melhor ficar calado do que dizer do que não sabe. Sua opinião é sua e o outro não é obrigado a ver o mundo sob sua ótica. Cada qual é o resultado de momentos vividos, os quais você ignora.

Não apenas o cabo da enxada dá calos nas mãos, o volante de um carro também dá.

Não julgue. Aliás, sua tentativa de convencimento só faz aumentar o mal estar; aí a pessoa se julga pior do que é, incapaz de enxergar as cores que você e outros dizem ter a vida.

O deprimido não se sente o cocô do cavalo do bandido, ele se sente a sombra da mosca que ronda o cocô do cavalo do bandido.

Às vezes você se irrita porque o outro parece não querer entender, não, é por isso que ele se isola, está cansado de críticas, se sente humilhado ao extremo, imprestável e por isso deseja sumir, não quer ser empecilho na vida de ninguém.

Assim, seu silêncio pode ser mais útil que palavras. Um abraço verdadeiro de acolhimento e amor faz milagres. Mas não adianta abraçar agora e daqui dois minutos a pessoa perceber que foi um gesto forçado de sua parte. Poderá ser a gota d'água.

Jamais finja ou minta. Dói mais ainda e causa hemorragia interna. Ninguém vê, mas mata. (SB)

Suely Buosi
Enviado por Suely Buosi em 27/12/2019
Código do texto: T6827850
Classificação de conteúdo: seguro