Você sabe o que é problematização?

Vejamos uma definição filosófica do termo: “Problematização é como Foucault definiu sua pesquisa: é um jeito de olhar para objetos e situações comuns com um distanciamento necessário para que haja uma desnaturalização, uma desconstrução das noções de verdadeiro/falso, certo/errado, bonito/feio, etc. Esse distanciamento nos permite repensar o que é normativo, questionar de onde surgiu e como essa normatividade não é uma verdade absoluta, e sim algo criado a partir das vivências, é algo criado por nós em certa época sob certa circunstância, criado socialmente, algo que perderá seu significado com a passagem do tempo.”.

Por essa definição, imaginemos uma pessoa vegetariana com um suculento bife acebolado na sua frente, e está ali imóvel, olhando fixamente para o prato, tentando “problematizar” o bife. Aí ela diz para si própria repetidas vezes: “esse bife é um alimento como outro qualquer. É apenas capim com aparência de carne”.

Agora vejamos outro tipo de “problematização”.

Eu invento um problema a partir de uma situação considerada normal até aquele momento e ao mesmo tempo atribuo aquele “problema” a um grupo ou classe social a qual afirmo que não pertenço. A partir daí começo a cobrar solução daquele “problema”, o que não terá atenção do tal grupo ou classe, porque eles não reconhecem sua existência.

Então passo a encher o saco de todo mundo afirmando que as “elites”, os “facistas” ou a “burguesia” não se preocupa com os problemas das “minorias”, dos “oprimidos”, etc.

Arre égua!

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 23/12/2019
Código do texto: T6825543
Classificação de conteúdo: seguro