Frustração
Como compreender o comportamento humano?
Através de estudos realizados por especialistas onde enquadram um determinado indivíduo a um grupo pesquisado,características se assemelham e a forma de atuação frente a este indivíduo, deverá ser a mesma realizada a pessoas do "mesmo grupo"?
Algumas coisas "dão certo" quando a mira o coletivo, grupos. Comportamentos como de compras, emocionais, conteúdo e outros atingem o que buscam. Técnicas criadas, testadas e desenvolvidas, alvo certo!
E como funciona quando é algo interno? Pessoas que traçam objetivos e nunca alcançam, outras nem sabem onde querem estar. A ajuda de forma coletiva funciona?
Uma palestra realizada em um amplo auditório, milhões de pessoas, fórmulas que não falham, basta seguir. Euforia coletiva, todos gritam, saltam, pulam, saem com a plena certeza que a vitória é certa!
Todos os ensinamentos são relidos, anotados e foco no futuro. Mas no meio da trajetória, algo dá errado. A fórmula não é tão mágica assim.
As metas não tomam o rumo que espera, há uma série de contratempos que surgem, e nosso mestre não colocou nas regras.
As exceções, há exceções!
Exceções são maioria quando determinamos que o coletivo prevaleça ao individual, isso se tratando de desejos internos.
Cada ser é único. Por mais que se enquadrem em grupos, a complexidade é enorme.
Essa diferença é atraente e frustrante.
Quando a técnica ensinada não funciona, frustração. Quando a euforia dá espaço a prática e surgem dificuldades não representadas, frustração. Quando não leva em conta o forma de agir de cada um, as diferentes formas de pensar, as dificuldades e facilidades determinantes, a cultura, valores, histórico vivenciado, frustração.
A frustração pode gerar uma reação. Tomamos a rédia de nossas vidas, ou vamos ao encontro de um novo mestre, ou técnico para nos dizer o que deve ser feito, mas de uma forma diferente ao anterior.
Só pode ser considerado vencedor quem seguiu as regras sagradas e conseguiu alcançar o proposto?