Plena Maturidade

Um dia quando bem jovem, eu ouvi um conselho de um senhor, que dizia assim: faça tudo em quanto é jovem, erre muitas vezes querendo acertar sempre, seja persistente, prudente, determinado, sonhador e visionário. E concluiu: um dia você será idoso ou chamado de velho.

Pois bem em plena maturidade, continuo errando, mais sempre querendo acertar, claro que agora não cometo erro primário, os meus erros agora são de PHD. Continuo persistente, até porque domino bem a tecnologia da informação, prudente agora sou, inclusive no amor. Determinado, isso sempre, vou levar comigo para o túmulo. Sonhador e visionário, isso que me dá vida.

O bom de agora é de que a maturidade me permite olhar a vida com menos ilusão. Aceitar certas limitações com bom humor e menos sofrimento, afinal porque sofrer, se a vida foi feita de dificuldade para você encontrar felicidade. Enfim, entender com mais tranquilidade as pessoas e querê-las com mais doçura. O que não precisamos entender que idade não define maturidade. Uma pessoa imatura foge dos problemas, uma pessoa madura resolve os problemas.

Hoje, eu vejo que a maturidade é profunda e abundante do ponto de vista da emoção. Na juventude é só aprendizado, já na maturidade é experiência e compreensão dos fatos com mais clareza.

O segredo é ser jovem mentalmente e usar a maturidade para aprofundar e se aceitar do jeito que é, velha roupa desbotada.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 17/12/2019
Reeditado em 23/12/2019
Código do texto: T6820775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.