Algumas Palavras sobre a Visão

Atenção: Este texto não tem pretensão outra que não seja a busca pelo autoconhecimento de uma alma cheia de indecisões e perguntas sem resposta. Você não é obrigado a ler isto. Passar bem.

Dos cinco sentidos, aquele que mais me impressiona é a visão. Que faculdade maravilhosa a de poder captar cores, matizes, tonalidades, movimento e beleza! Há quem use para o bem, há quem use para o mal e há quem simplesmente não use, por não possuí-la. Há olhos de variadas cores e personalidades. Há olhos que expressam alegria, medo, raiva, amor, ódio, benevolência, malícia, inocência, angústia, fome, fastio; emoções e sentimentos sem conta que têm movido a marcha desta humanidade atribulada. Não é à toa que são chamados de "Janelas da Alma".

Eu estou entre aqueles que enxergam e aqueles que perderam a visão. Estou entre dois planos. Nem cego, nem vidente. E percebo as dificuldades e dramas enfrentados por quem perdeu ou está perdendo tão precioso sentido. Sinto a necessidade de mudança de paradigmas, mudança de personalidade, mudança de pensamentos, mudança absoluta. Quando você é cego de um olho e enxerga apenas uns 10% com o outro, as possibilidades são bastante reduzidas. Você precisa lutar com o que tem. Nessa aventura surgem milhares de perguntas (algumas com e outras sem sentido)que atormentam a mente de quem não souber encarar a realidade. E essas perguntas sempre pendem para o lado negativo da experiência.

Fico pensando numa passagem bíblica que nos conta um dos milagres que Jesus proporcionou a um cego de nascença. Ao ser questionado pelos seus contemporâneos sobre a causa, o motivo, a razão e a circunstância de o cego ter nascido daquele jeito, se foi ele ou seus pais que pecaram para que nascesse assim, o Filho de Deus respondeu: "-Nem ele e nem seus pais pecaram. Isto, porém, aconteceu para que se mostrasse a Glória de Deus". Muitos teriam dito que aquele cego nasceu daquele jeito porque em alguma existência anterior àquela fez mau uso de suas faculdades visuais. São aqueles que defendem a chamada Reencarnação. Outros, não menos extravagantes, apoiados na Lei de Moisés, responderiam que os pais daquele indivíduo pecaram contra a Lei. Por isso a punição veio para seu filho. O que me impressiona é que Jesus não apoiou nenhuma dessas duas teorias ou achismos, mas respondeu que foi pela "Glória de Deus". O que seria essa tal "Glória de Deus"?

Acredito que quase todos nós caminhamos na escuridão mesmo sendo cegos fisicamente ou não. Este mundo é cheio de contradições. Somos limitados. Interpretamos a realidade sem ter noção exata de seu todo. Não sabemos ao certo por que aqui nascemos, não sabemos para onde vamos, não sabemos o que devemos fazer de verdade. Apenas vivemos uma vida cheia de metas e desejos que nem sempre se realizam e a maioria de nós tem como passatempo se entorpecer e falar mal dos outros.

O que seria de verdade a Gloria de Deus em nossas vidas? Se em Deus nos movemos e nele existimos, por que estamos mergulhados em tanta confusão mental e violência arrasadora? E se certas condições congênitas na verdade representarem um teste por toda a vida e a morte não for o fim? Coisa a se pensar. Eu fico por aqui.

ícaro Clarêncio
Enviado por ícaro Clarêncio em 15/12/2019
Código do texto: T6819808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.