O sistema educacional brasileiro

Segundo pesquisas internacionais, os alunos brasileiros, já em estágios avançados de escolaridade, revelam-se ignorantes nos assuntos elementares.

O péssimo desempenho deles indica a falência do sistema educacional nacional. Se eles não aprenderam, após nove, dez anos de escolaridade, o que se entende como o mínimo aceitável, conclui-se que o sistema educacional privilegia a ignorância, e não o conhecimento, pois, se assim não fosse, eles não ascenderiam na escala escolar, indo de uma série escolar para a seguinte sem conhecer o mínimo necessário para dar sequência a uma vida de estudos correta e proveitosa. Aqui, cabe algumas observações: os professores transmitem aos alunos um conjunto de conhecimentos, e nas provas avaliam o que eles aprenderam, e, dependendo do desempenho deles, premiam-los com novas altas, ou com notas baixas, com a licença para seguirem à série subsequente, ou com a repetência; são os professores, portanto, os responsáveis pela formação dos alunos; sendo assim, se os alunos revelam-se, após dez anos de escolaridade, ignorantes, deve-se concluir que os professores fracassaram em sua responsabilidade em transmitir-lhes conhecimentos. Pode-se, aqui, apresentar, uma objeção "Os alunos são ignorantes porque não cumpriram com o dever deles: o de estudar", à qual se pode replicar com duas interrogações "Se os alunos não estudaram as lições que os professores lhes deram, e, portanto, não aprenderam o que tinham de aprender, como eles passaram de série ano após ano chegando ao fim da jornada escolar ignorando o que deveriam saber? Ou eles, conscienciosos, estudaram com afinco e assimilaram as lições que os professores lhes passaram?" À primeira, responde-se: "Os alunos passaram de séries, avançando ano após ano, até a conclusão da vida escolar, porque o sistema educacional é falho; se não o fosse, eles seriam barrados no primeiro ano do qual não sairiam enquanto não aprendessem o que o bom-senso recomenda", e à segunda: "Os professores têm um nível cultural baixo, sofrível, pois entendem que os alunos, adquirindo certos conhecimentos, conhecimentos que eles, professores, lhes transmitiram, estão aptos a seguirem nos estudos, em séries mais avançadas; os alunos, todavia, revelam-se ignorantes; os professores, portanto, não lhes deram os conhecimentos apropriados, mas os que assim o consideraram, o que deles revela o baixo nível de conhecimento".

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 07/12/2019
Código do texto: T6813077
Classificação de conteúdo: seguro