Ser Humano

Ser humano não se resume em nascer, construir uma vida ao próprio modo e partir como se tudo fosse extremamente corriqueiro, ser humano é deixar algum legado quando a vida de nós se retirar, é deixar boas lembranças por onde passamos e é deixar saudade. Mas como conseguir tais proezas?

É muito simples, basta deixarmos o nosso “eu” de escanteio e olharmos mais para as pessoas com carinho e amor, encontrando nelas sonhos a serem realizados, anseios a serem atendidos e histórias para serem contadas. Não importa a crença, o gênero e a maneira de falar. Vivemos todos em um mesmo mundo, dentro do mesmo planeta: passamos por angústias, dores, conquistamos prazeres e amores; independente das divergências do “viver” somos todos iguais, somos todos um, somos todos humanos.

Ao invés de querermos enxergar no próximo a nossa cópia, devemos procurar sua particularidade, seu jeito específico de experimentar o mundo. É humano compreendermos que temos particularidades ao ponto de sermos todos iguais: do nosso jeito acreditamos no amor e queremos um mundo melhor.

Porém existem estereótipos e preconceitos que nos bombardeiam de todos os lados querendo nos iludir com o chamado “padrão de normalidade”, mas hoje sugiro que deixe todos esses paradigmas e pense nas seguintes frases, adote-as como um estilo de vida, acredite nelas e comece a construir um mundo mais justo, respeitoso – você não precisa deixar de acreditar no que segue, mas pode respeitar outras vertentes.

Eu não preciso ser judeu para respeitar a crença.

Eu não preciso ser homossexual para reprimir a homofobia.

Eu não preciso ser mulher para entender e até lutar pelas causas feministas.

Eu não preciso fazer parte da minoria oprimida para me sentir sufocado.

Eu só preciso ser humano.