"Você é arrogante ou sincero?"
O que faz um arrogante? Bem, o termo arrogante vem do LATIM arrogans, que significa basicamente“o que exige”. Ou seja, todo arrogante é EXIGENTE.
A etimologia desta palavra descreve bem quem é um arrogante, pois, traz a lume uma distorção da personalidade em que o portador se acha no direito de exigir tudo de outros, e as vezes, exige até coisas que ele mesmo não é.
O arrogante no fundo no fundo acha-se melhor que os outros. Coitado, não sabe que isto é uma pequenez mental!
Obvio que todos nós já tivemos nossos minutos de arrogância, ninguém é perfeito. Mas será que é a arrogância uma marca registrada nossa? As pessoas ao ouvirem o nosso nome, ou ao nos avistarem tem um quadro mental duma pessoa arrogante?
A desculpa do arrogante é dizer: "Não sou arrogante, sou sincero"
Diz isso porque geralmente o arrogante fala na cara, diz o que pensa, acha-se no direito de corrigir outros, de mandar indiretas, etc.
Mas veja caro leitor, isto não tem nada a ver com sinceridade, a saber, nós comparamos erroneamente o termo sinceridade com falar a verdade a todo custo.
O que é ser sincero então?
O termo sincero origina-se do Latim SINCERUS, “puro, inteiro, completo”, de SIN-, aqui com o significado de “um, único”, mais a raiz do verbo CRESCERE, “crescer”.
Metaforicamente refere-se à planta que cresce de forma única, sem enxerto ou mistura de qualquer tipo e portanto é considerada “pura”.
Ou seja aquele que é sincero tem como marca ser “verdadeiro, franco, e acima de tudo cordial".
Quanta diferença entre sinceridade e arrogância!
O sincero é cordial, puro, ainda que seja franco e verdadeiro.
É como que se ele pensasse bem antes de falar para evitar ferir com as palavras ou com gestos.
Como já dito, todo mundo erra, e uma hora ou outra seremos arrogantes.
Mas, como queremos ser reconhecidos, como sinceros ou arrogantes?
Reflita nisto!