ESTAMOS CANSADOS E AS FICHAS NÃO CAEM

ESTAMOS CANSADOS E AS FICHAS NÃO CAEM

Você, simples mortal que acorda cedo para ir ao trabalho, aguarda ansiosamente a chegada de vinte o u trinta dias de férias anuais para gozá-las ou vendê-las ao patrão, se preocupa em pagar contas, não consegue trocar de automóvel, vive no limite do cheque especial, nem sempre pago toda a fatura do cartão de crédito, sua aposentadoria não cobre nem as despesas com remédios e fica preso em casa por não ter condições de passear ou outra atividade cultural, e sofre todas as demais limitações impostas por essa estrutura político-social vigente em nosso país, não se iluda: mudar essa condição de vida beira o impossível. Continuará sendo roubado. Crê que ir às urnas de quatro em quatro anos vai resolver os problemas de nosso país ou que vai aparecer um gênio da lâmpada que imediatamente, com um estalar de dedos, fará surgir um Brasil ideal, com uma Justiça eficiente, com oportunidades iguais para todos? Outra ilusão.

Nossas eleições são de quatro em quatro anos e nos deixam cada vez mais de quatro. Vivemos em uma sociedade de castas e acreditamos que somos livres. Existem indivíduos que possuem vidas diferenciadas, que usufruem de existências muito melhores que a sua. Aliás, infinitamente melhores. E quem paga essas vidas nababescas? É você. Aliás, você serve exclusivamente para isso. Enquanto pensamos em família, trabalho, realização pessoal, sonhos de casa própria e viagens internacionais, nossos donos procuram se manter no poder “ad eternum” e as melhores maneiras de explorar essas nossas preocupações. E pior: criam seus herdeiros para prosseguir nessa exploração insaciável de poder e dinheiro. E nós, tal qual a estória do elefante amarrado a um pequeno tronco, não mudamos isso, ficando atados às nossas simpatias por um e outro político. Sem nos atermos a fatos, somente a discursos na época das eleições.

Nosso país nunca está pronto, cada governo muda tudo, inventa leis, pacotes,pecs, projetos de leis, etc.. Parece que nada que foi feito nos governos anteriores está certo e não funciona. Será que só elegemos incompetentes? Estamos falando de uma grande nação, não se trata de times de futebol, que eu torço para o Lula, outro para Bolsonaro, outro para Ciro, Temos de torcer para o Brasil e seu povo.

Como se a imensa maioria de nosso povo habitasse uma grande senzala a, nos alimentamos de esperança em um futuro feliz que nunca chega, em tempos melhores inalcançáveis, vivendo das migalhas que nos dão a política, um sistema bancário cruel, um judiciário duvidoso. Sem falar dos empresários brasileiros que são os piores patrões, as empresa de comunicação que distorcem as verdades e outras coisas.

Viajamos em um grande navio chamado Brasil e não em um carro fórmula um. Como tal, a agilidade de nossas instituições também é navionica ou paquidérmica. Quem já viu uma grande embarcação manobrar, ou mudar de velocidade e direção sabe o que estou falando. É lento, muito lento. O pior de tudo é que a política é quem opera essa grande nave.

Mas somos os tripulantes, não se esqueçam. O navio somente navega por nosso esforço. Essa viagem só continuará com sabor amargo e cruel se não mudarmos.

Paulo Miorim 05/12/2019

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 05/12/2019
Código do texto: T6811650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.