Mudar

"Eu não mudei, só evoluí";

Eu disse no meio de uma conversa, de uns bons meses atrás.

Pra explicar que não mudei meu visual de um jeito brusco, que muitos dos meus gostos são os mesmos, as vontades se mantiveram e por isso o caminho é o mesmo.

Mas como o senso de direção é o mesmo, eu até sei pra onde quero ir, mas...

Pra variar, não sei como.

Por outro lado, com certeza eu melhorei.

Desde aquela época, onde me despedi de lugares, pessoas e coisas irrecuperáveis, pensar que mantive minha cabeça ainda no mesmo foco soa até corajoso. Ou automático, confortável. Depende do ponto de vista.

"Evoluir também é mudar", recebi de resposta.

Palavras que reforçaram, quase como se validassem, que esse era meu rumo certo. Desde aquela época.

E não nego. Conheci, vivi, me inspirei, criei e ganhei o suficiente pra mudar. De ponto de vista, principalmente.

A mesma pessoa, anos atrás, jamais me inspirou. Irônico eu ter mantido, com a mesma vontade, dois gostos quase opostos. Por isso o desencanto agora. Ou... deveria ser.

Mas é como se agora, tarde demais, tudo tivesse mudado. E... como naquela frase, algumas outras, e suas atitudes, agora a energia fosse diferente, e o que eu antes absorvia como desencorajamento, insegurança e medo fosse agora substituído por uma aceitação que só conheci recentemente.

Mas... as memórias sempre espreitam. Mesmo o presente tendo mudado, e desculpas sendo ditas à exaustão... Não sei perdoar. Não consigo evitar que esse rosto, essa presença, junto de tantas outras da mesma época, signifiquem, no fim, só aquilo que antes foram. E a culpa é minha mesmo.

E, em um dia que mais pareceu ter acontecido nessa mesma época de anos atrás, essa mesma pessoa surgiu sem avisar, antes do previsto, e sumiu como disse antes.

Por último tendo dito: "você nem mudou nem evoluiu", e criticando uma frieza que também disse antes que eu não tinha.

E tudo o que eu quis deu errado, nesse ponto final que mais parece um fio se avermelhando por cortar uma pele sangrando. Só pela ansiedade de ter algumas expectativas quebradas.

Resta finalmente esquecer, mesmo com o gosto agridoce de saber que não por raiva...

Mas tudo bem, porque é meu sabor preferido.

FOP
Enviado por FOP em 29/11/2019
Código do texto: T6807075
Classificação de conteúdo: seguro