O que é o amor?

O que é o amor?

Antes de continuar a leitura desse texto pare por alguns breves minutos, alivie a tensão rotineira, suspire profundamente e esvazie sua mente. Relaxe. Agora pense sobre o que é o amor. O que esse valioso tesouro representa em sua vida? A quais lembranças ele é capaz de levá-lo? Reflita consigo mesmo sobre a sua importância em dias de turbulência.

Muitos respondem que amor é ter sua família reunida, feliz, compartilhando dores e semeando esperança. Outros responderiam que amor é ter com quem dividir a cama todas as noites, com quem desabafar seguramente sobre os desafios do dia e receber o alento de um abraço cheio de afeto. Têm ainda aqueles que diriam que amor é estar cercado por amigos, soando o agradável som de gargalhadas despreocupadas com a opressão da vida.

Todos estão certos, não podemos negar, mas há uma definição bem mais ampla, comum a todas as outras, algo que deveria estar presente em todos os corações.

Amor é amar.

Simples assim.

O amor está presente entre as pessoas, enche os corações e faz desconhecidos se conectarem, engatarem uma conversa que pode levar a uma amizade verdadeira que pode terminar em um intenso romance. O amor está em amar ao próximo.

E o que seria amar o próximo?

Respeitar, tolerar, acolher, abraçar, socorrer, auxiliar, defender, elogiar... Tudo aquilo de bom que fazemos a alguém é amar o próximo, porém a humanidade se encaminhou para o ódio, para o desprezo, para as dissensões. Discriminam, desrespeitam, humilham e ofendem, pisam e maltratam. Escolhem a dedo quem vão amar, geralmente são aquelas que possuem pensamentos e jeitos iguais, quanto ao restante das pessoas ignoram como se não tivessem valor.

Resultado? Preconceitos e tragédias.

Já imaginou todas as pessoas vivendo em harmonia, praticando o respeito, exercendo a tolerância e cuidando umas das outras? Precisaríamos nos preocupar com opressões? Saberíamos o que é a violência? Sentiríamos o amargo sabor do desprezo que nos oferecem? Aposto que sua alma clamou em seu peito, adoraria viver em um mundo assim, mas acredita ser impossível. No entanto, esse contexto de paz é sim alcançável, depende apenas de nós, do nosso esforço, do nosso empenho por construí-lo. Mas não se engane. O mundo perfeito não é aquele no qual todos vestem o mesmo uniforme e possuem o mesmo pensamento. Isso é mundo alienado. No mundo perfeito a diversidade o embeleza, a consideração pelas diferenças afasta qualquer discriminação, isso é amar: aceitar uns aos outros. Isso é amor.