Tesouro Inigualável

Talvez seja difícil imaginar, difícil compreender, mas há algo valiosíssimo que possuímos, algo que o dinheiro não compra, que ironicamente é dado de graça, mas que recebe o título de inestimável, é impossível calcular o seu valor, número algum seria capaz de expressá-lo.

Apesar de ser tão caro muitos não dão a devida atenção e fazem um mau uso daquilo que esbanjam sem perceber enquanto outros, já miseráveis, imploram, arrependidos pelo tempo perdido, para que tenham um pouquinho mais.

Esse rico tesouro todos apalpam.

Uns reconhecem o seu preço.

Outros só se dão conta quando já estão sendo roubados.

Seu nome é Vida!

Quem de nós poderia comprar vida? Qual dinheiro é capaz de alcançá-la? De onde ela vem? Como pode algo tão simples valer mais que a maior fortuna? A vida tem um preço incalculável por ser um milagre, uma dádiva, a rica oportunidade que temos para nos desvestirmos de medos e escrevermos a história que adoraríamos ler, fazermos dela a inspiração que tantos precisam para também usufruir desse presente que o ouro não adquire.

Agora imagine ter a vida de alguém em suas mãos.

Imagine ter sob seus cuidados o que de mais estimável uma pessoa possui.

Pois é. Há profissionais que todos os dias lidam com tão difícil tarefa, com tão importante missão e dentre eles, todos especiais, os psicólogos se destacam. Psicologia não se resume a ouvir problemas e dar soluções, aliás, essa é uma definição bastante equivocada, ser psicólogo é conquistar a confiança daquele que lhe entrega seu tesouro, coloca em suas mãos a vida que possui, o menor dos erros pode deixá-lo miserável.

Carl Jung, um dos grandiosos teóricos dessa tão curiosa e fascinante ciência, certa vez instruiu que “ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”, assim sendo, o psicólogo é mais do que um mágico ou um super-herói que se dispõe a salvar vidas, é, na verdade, o ser humano em seu maior sentido, em sua mais nobre essência: ajudar as pessoas a se libertarem de prisões inúteis e ostentarem a riqueza que precisam desfrutar: suas vidas!