VERÍDICO

A verdade é real em razão da verdade, residindo mais nas coisas do que no intelecto, porque o ser está nas coisas, subordinado ao percebimento do estado de ser visto e tangível, restando ao intelecto somente o conceito de ser o que aparenta.

O bem se manifesta ao que a vontade se inclina, como o autêntico revela-se ao que o entendimento se aproxima. Entretanto, a desigualdade existente entre a vontade e a mente ou, qualquer outra ciência, é que o saber concorda com o que é conhecido pelo observador, quando o arbítrio está consoante com o desejo da inclinação para o cobiçado. Portanto, o sentido do que é desejável na coisa reside no próprio intelecto.

No entanto, a coisa é julgada pela essência imutável incorporada a ela, pois, tudo o que é verdadeiro está relacionado ao intelecto do qual depende, da mesma forma, a palavra é considerada verdadeira se expressa a semelhança da verdade no pensamento. Mas, a existência da coisa, não a sua verdade, é a causa da realidade no intelecto.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 16/11/2019
Reeditado em 16/11/2019
Código do texto: T6796248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.