A HISTÓRIA
A história significa crescimento, desenvolvimento e mudança, olhando eventos, pessoas, ideias e indícios em diferentes luzes e naturezas, que remontamos por meio da surpreendente quantidade de material que sobreviveu ao tempo.
Quanto mais aprofundado o nosso olhar nos aproxima de fatos passados, descobrimos que o passado é mais um tecido de escolhas e chances do que imaginávamos, e torna difícil sermos parciais, pois, a história antiga parece se aproximar progressivamente de nós, e com o passar do tempo, nos aproximamos cada vez mais do passado remoto.
A essência da natureza humana em seu horizonte é moralmente complexa, cognitivamente irracional e evolutivamente determinada, conformada num conjunto duplo de sentimentos morais com respeito ao seu relacionamento e comportamento em grupo, podendo ser sociável e solidária ao grupo ao qual pertence, regionalista e nativista com grupos estranhos.
Os humanos pré-históricos eram vis e selvagens que foram gradualmente se civilizando forçosamente através de um protótipo biológico restrito que tem limites rígidos sobre o qual o ambiente pode agir.
Entretanto, a melhor realização que alcançamos filtrando cuidadosamente as partículas de evidências dos acontecimentos idos é a compreensão que o passado está mudando constantemente.