DÚVIDA

A incerteza guia a fé, cria o método, motiva a ciência, desafia a matemática, inspira a filosofia e acresce a linguagem, marcando o fim da certeza, pois, na busca de compreender uma propriedade, a competência de abranger outro domínio é danificada.

A ausência de exatidão desafiando a causalidade demonstra o nosso conhecimento incompleto, incerto e contingente, pois, se o desfecho é falho a premissa é falsa.

Contudo, a experiência, dentro das limitações naturais transcorre para expor a fé e os conceitos de verdade e ordem, e implica numa realidade provável da matéria, onde não sabemos nada com certeza, mas com a esperança de uma possibilidade.

Como pensar o presente e o futuro em meio à incerteza, alusiva e sutil, mudando o que é observado, cuja ambiguidade e as diferenças de significado são acentuadas, nos tirando os conceitos de posição e momento sem uma causa subjacente?

A incerteza, na ausência de verdades absolutas e os limites de nosso conhecimento, usa a estrutura da linguagem para diferenciar e alterar as verdades subjetivas e substitui-las por verdades objetivas distorcendo a interação entre observador e o acontecimento central.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 08/11/2019
Código do texto: T6790357
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.