AS [INCAPACIDADES] DE DEUS

Estamos convencidos de que Deus é onisciente, onipresente e onipotente, ou seja, Ele tem consciência e sabe de tudo, está presente em todos os lugares, e tem o poder absoluto sobre tudo. Não obstante, não podemos esquecer que tudo procede de equações, onde a antítese obriga que haja a contraposição da tese e a participação da síntese, para que se concretize a harmonização de ambas e a unificação das três.

Com relação à onisciência, Deus é [incapaz] de não saber de alguma coisa, porque Ele mesmo se encontra em todas as coisas, e todas as coisas encontram-se Nele. Quanto à onipresença, Deus é [incapaz] de se ausentar de algum lugar, pois Ele é tudo, Ele é o próprio Universo, que não pode se deslocar para outro lugar, pois Ele é o único lugar. Deus é onipotente, mas é [incapaz] de evitar a Sua impotência em modificar a sua própria Natureza, pois ela é imutável. Como a Natureza de Deus é imutável, e nela encontram-se todas as equações, Ele também é [incapaz] de evitar, que o Príncipe Lúcifer, integrante dessas equações, venha a ser o disseminador do Mal no reino que lhe foi conferido para o exercício do Bem, pois a equação (Bem/Mal) também está inserida nas Suas essências, ou na Sua natureza, intrinsecamente.

Em resumo, Deus não pode deixar de saber de alguma coisa. Deus não pode sair do Seu lugar. Deus não pode Se modificar; porque Ele sabe tudo, porque Ele é o Universo, porque Ele é imutável. À Sua semelhança, nós temos o Bem e o Mal em nossas essências, mas Deus fez sua opção pelo Bem, quanto a nós, um terço (33,3%) fez a sua opção pelo Bem, [o trigo] e dois terços (66,6%) fez a sua opção pelo Mal [o joio].

Podemos então compreender a nossa parcial semelhança com Deus, pois não é possível alterar a nossa natureza, onde se encontram as nossas equações pessoais e imutáveis, onde quem é trigo e quem é joio já está inexoravelmente implícito nas nossas essências, e assim fica esclarecido [Unde Malum].

Ainda com relação à onisciência, podemos acrescentar a afirmação do Teósofo Jacob Boehme, de que Deus não sabe Quem Ele É, pois Ele não tem origem, não tem princípio e não tem fim. Deus, simplesmente É, e o Seu nome é Eu Sou o que Sou. (Êxodo 3:13,14)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 03/11/2019
Código do texto: T6786355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.