502 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE ( REFLEXÃO)

A reforma, a priori, não foi um movimento contrário a fé dominante católica, ela seria, como o próprio nome diz, uma proposta de reforma dentro do próprio catolicismo, sobretudo, no que dizia respeito as indulgências. Uma famosa frase citada por Tetzel: "tão logo uma moeda na caixa cai, a alma do purgatório sai" ( referindo-se a "compra" da salvação pelas indulgências) foi um dos motivos que fez O Monge Lutero fixar suas 95 teses em frente ao castelo de Wittenberg. Em suas teses, jamais propôs o Protestantismo, ele queria um catolicismo reformado. Inicia-se, desde então, a contra-reforma e o definitivo desvinculamento de Lutero com o catolicismo. A reforma, no entanto, não foi um simples movimento religioso, ela trouxe diversas outras reformas que depois vieram modificar estruturas políticas como a laicidade e o retorno mais elaborado da democracia grega; na educação, a intensificação Universal da alfabetização ( para que todos pudessem estudar as escrituras) e os primeiros princípios de uma educação pública ( não pelo estado, mas pela própria sociedade Civil); na economia, trouxe as bases do capitalismo moderno e a ideia de dignificação do trabalho; na cultura, foi a mola propulsora para o movimento iluminista. No entanto, a reforma também teve suas problemáticas: cometeu o mesmo erro do catolicismo de " em nome de Deus", se possível, matar e perseguir os opositores ( nos países protestantes muitos católicos foram mortos dando retorno a mais uma " guerra santa" entre católicos -protestantes) além de forjar incontaveis interpretações e denominações, inclusive heréticas. Isso tudo nos faz pensar que a reforma, com o passar do tempo, trouxe inúmeros benefícios para sociedade como também algumas complicações da qual se sustenta a frase em voga: "reforma ( ou reformado) sempre se reformando". Precisamos reformar o evangelicalismo da bênção, da prosperidade, do "reteté" retornando ao evangelho da cruz, da renúncia e do negue-se a si mesmo; reformar o evangelicalismo emburrecido em detrimento do " conheçamos e prossigamos em conhecer"; o evangelicalismo do " templo de Salomão" em contraponto ao evangelho de que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas; voltemos ao evangelho, ao arrependimento, a graça, a fé, ao amor, a glória ...Voltamos a Cristo!!!!

Sola fide (somente a fé)

Sola scriptura (somente a Escritura)

Solus Christus (somente Cristo)

Sola gratia (somente a graça)

Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

E quantos " solas" forem necessários para vivermos por ele, para ele e através dele, em todas as coisas...

(F. JÚNIOR).

Felipêncio Júnior
Enviado por Felipêncio Júnior em 31/10/2019
Código do texto: T6783838
Classificação de conteúdo: seguro