Sem antes conhecer, não julgue

Nas ambiguidades da vida, as vias de mão dupla e os sentimentos em direções contrárias. Palavras que ofendem, são pedras atiradas na janela dos valores alheios, visando deixar mágoas. E muitas vezes deixam. Mas infeliz daquele que de pobreza de espírito, arma o estilingue e o direciona a quem, muitas vezes não merece. Nunca se julga, sem conhecer; Nunca se constrói amor e caráter em cima de difamações e inverdades. Nunca se conhece a história verdadeira, se o personagem é logo morto antes de entrar em cena e por aquele, que sem interesse em assistir o filme, ou seja, o espectador, é que o mata de forma injusta.

Desejar o mal ao seu semelhante é aniquilar-se em emoção e razão. Há pessoas ricas em essência, que praticam a beneficência, em nome apenas do bem alheio, ofertando sorrisos aos que necessitam. E quando o fazem, enriquecem de tal forma que a alma se regozija em luz e calmaria. São pessoas maravilhosas que usam das moedas mais valiosas do mundo: o amor e a caridade. Estes podem ser pessoas cheias de bem materiais, mas que levam consigo essa faculdade nata de praticar a igualdade do ser, dividindo, doando a muitos, uma parcela do que lhes foi dado pela vida terrena, essa passageira, que molda espíritos para mundos mais elevados. E as pessoas mais simples também, dentro de suas condições, exercem o bem, da mesma forma, doando o que tem em prol do próximo.

Os indivíduos em suas dependências são todos iguais. Deus lhes concedeu dons para convívio e entendimento, mas se fazem guerras, é porque lhes foi dado o livre arbítrio e apenas disputam o que pertence a todos. Geralmente os que ganham não exibem o troféu da vitória; Vangloriam-se com a destruição do outro. São vazios de amor. Nunca julgue alguém pelo que ele possui ou pelos seus relacionamentos, pessoais, familiares e sociais, sem antes conhecer sua essência. Ofensas, palavras e desejos de maldade, sempre abrem feridas de tristezas em quem às injustamente as recebem. Sem colocar-se no lugar do outro, sem ouvi-lo ou permitir que se defenda é muito fácil falar, criticar, citar penas e ir em paz, pensando ter feito o certo. Nunca queira para o outro, o que não quer para você.

Takinho
Enviado por Takinho em 29/10/2019
Reeditado em 29/10/2019
Código do texto: T6782233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.