Quem é o pior

Com certeza, muitos que já foram estudantes devem ter presenciado uma situação bastante desagradável: alunos delatores que dizem em voz alta que alguém colou ou está colando durante a prova. Neste momento, o aluno delatado sente vontade de que haja um buraco no chão para se enfiar nele, pois todos o estão olhando como se fosse um criminoso. É uma coisa muito constrangedora, porque ele sabe que ficará estigmatizado como aluno desonesto. Agora, vamos nos fazer uma pergunta: quem é o pior? O que cola ou o que delata?

Colar durante uma prova é algo errado, claro, mas é um problema do aluno que o está fazendo. Já quem delata diante de toda uma turma é bastante pior, visto que sabe que submeterá o colega a uma situação vergonhosa, fazendo com que os professores e demais colegas façam dele um péssimo conceito. Como reparar uma reputação depois disso? Caso você veja um colega a usar meios desonestos para tirar boa nota numa prova, não diga nada. Fique em silêncio. Isso não é fazer vista grossa, é não se meter numa situação que não lhe diz respeito. E, sejamos sinceros: fazer todos saberem o que alguém fez de errado não é uma atitude bonita, mas de uma pessoa que quer mesmo ver o circo pegar fogo, como a de uma fofoqueira que, dizendo-se guardiã da moral e bons costumes, espalha(muitas vezes sem provas) que tal mulher trai o marido ou que Fulano leva vida devassa. Em que o fato de uma mulher ter traído o marido ou Fulano ser um libertino prejudica os outros? Ninguém tem nada a ver com o que os outros fazem das suas vidas privadas.

Se uma pessoa cola, isso é algo que talvez um dia ela terá de resolver com a consciência dela. Fazer todos saberem sua falta poderá causar um outro mal, talvez irremediável. Já houve casos de alunos pegos colando que, não suportando as reprimendas dos professores e os olhares dos outros colegas, que ficam lhe apontando dedos como se fossem melhores do que ele - que provavelmente nunca lhes deu motivo de queixa- cometeram suicídio. Imagine se, por sua causa, alguém decidisse dar fim à própria vida.

Então, deixe que cada um viva sua vida. Um dia, a pessoa sofrerá as consequências dos seus atos. Não cabe a você se envolver com algo que, sinceramente, não é assunto seu. Bem pior do que colar numa prova é fazer alguém passar uma vergonha que pode lhe prejudicar a vida.