Dia do professor

.:.

*Mais um 15 de outubro*

Aproveitando que hoje é mais um 'Dia dos esquecidos' ou, no máximo, o dia daqueles que sempre aparecem nos discursos inflamados de milhares de demagogos espalhados pelo Brasil, a sociedade moderna está criando milhões de jovens cheios de informações inúteis, mas incapazes de refletir a própria vida. Mais que isso: incapazes de olharem para um futuro próximo e darem um sentido à própria existência.

Estamos criando jovens ansiosos, sem a leveza dos sonhos; imediatistas, consumidores compulsivos e incapazes de digerir o fracasso - daí tantos suicídios entre crianças e adolescentes.

Passou da hora de sairmos das falácias, das promessas de país do futuro. Ou mudamos a forma de pensar e praticar a educação, saindo de conteúdos prontos para o incentivo à inventividade, à pesquisa, à Ciência... Ou teremos uma geração de repetidores, frustrados na essência criativa imanente aos seres humanos, acredite, dentro da própria escola.

Precisamos julgar menos, criticar menos e dar aos nossos jovens a possibilidade de aprender com erros e fracassos, pois a vida é um dom maravilhoso, um teatro infindável de realizações.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 15/10/2019
Código do texto: T6770194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.