O que faz da esperança um prazer tão intenso é que o futuro, que está à nossa disposição, nos surge ao mesmo tempo sob uma imensidão de formas, igualmente risonhas, igualmente possíveis. Ainda que a mais desejada se realize, é preciso sacrificar as outras, e teremos perdido muito. A IDÉIA do futuro, prenhe de uma infinidade de possíveis, é pois mais fecunda do que o próprio futuro, e é por isso que há mais encanto na esperança do que na posse, no sonho do que na realidade "   Henri Bergson

PH: E quantas "idéias" carregamos, ansiosos, desesperados, sedentos, repletos de destinos incríveis e maravilhosos, realizações pessoais e prazeres sem limite. Do silêncio absoluto do meu abandono e da minha solidão à tempestade estrondoza da minha raiva, da minha vaidade, da minha arrogância e da minha violência e falta de humanidade...Um mundo de desejos que pulsa o vir a ser, vir a ter, vir a estar de preferência como o "super herói midiático".... Nele moro, habito, me transformo, me realizo, aprendo, compreendo, surpreendo, me multiplico, a "infinidade de possíveis mais fecunda que o próprio futuro". Sonho infantil que brutalmente desperta ao se ver em posse daquilo que quer e deseja de fato ... Quanta irresponsabilidade..... O fato límpido e cristalino é que aprender a amar de verdade a "posse" (de si mesmo inclusive) mais do que a infinidade de possíveis (o louco desejo do outro) é o principal desafio de uma vida inteira. Abraçar a esperança de forma realista e responsável significa honrar cada desejo, cada posse, cada sonho sem se perder nessa absurda infinidade de possíveis que seduzem, encantam, nunca satisfazem, se dissolvem e não se realizam verdadeiramente dentro de uma vida.

 
Henri Bergson
Enviado por Pablo Henrique S Fonseca em 08/10/2019
Código do texto: T6764367
Classificação de conteúdo: seguro