“ESTADO DE NEGAÇÃO”...
Acontece quando o “não” está sempre na antemão, na rejeição ao “sim” , que possa até futuramente vir...
Quando não conseguimos reconhecer nossa própria sombra, e desconfiamos dela como se inimiga, havemos de experenciar e lutar contra o caminho da obscuridade, são tantas e tantas trilhas, que sempre maquinado nos é ofertado, e de livre arbítrio escolhido por milhões...
Nossa sombra nada mais é que uma inflexão, como se o sombreamento da Terra, sabiamente comungando com o Sol, num simples ocaso, em declínio no pôr do sol como se para nos revigorar para o novo e constante amanhã, naturalmente e essencialmete de direito de todos os seres vivos terrestres.
Intuo, que assim devemos viver o dia a dia, perseverando pelo direito de desfrutar do amanhecer, sempre inédito pela nossa pequenez, ante a ofuscante luz do sol.
Certamente, num conceito indígena, a natureza não é “ela”, e sim somos “nós”, desde que integrados essencialmente.
Havemos de combater legitimamente as forças que estão nos confundindo .. de que nossa sombra não é de superfície.
Não podemos nos deixar turvar, seguidamente... permitir, ingenuamente, cairmos numa armadilha, irmos a um encontro derradeiro, o estado que torna não crível nossa criação...
É fato que o atual presidente nega até sua própria existência, induzindo a que todos “o sigam”...
A impressão e sensação de milhões de brasileiros é que há em uma névoa sombreando nosso luzidio país, causando desesperança, num inverno acomodado em três estações...
.