Admoestações

Muita atividade, muita velocidade, muita ansiedade, pouco pensamento, pouquíssima espiritualidade e muita alienação.

Será que é este o sonho de Deus para a humanidade?

Deus em seu pleno amor sempre e quando digo sempre, me refiro a toda eternidade que é Deus em seu amor, criou o ser humano para sua glória e felicidade.

Quando pensamos nos sete dias da criação como é narrado no livro do Gênesis vemos já pela aí a presença da perfeição de Deus, pela numerologia o sete e como Deus age a seu tempo, um dia para cada coisa. Precisamos entender aqui que a lógica, os pensamentos de Deus não são iguais aos dos homens. Um dia para Deus e um milhão de anos não fazem diferença. Para nos seres humanos dias, semanas meses e anos fazem muita diferença. É bom lembrar que Deus é o dono do tempo. Nós seres humanos apenas convencionais a nossa vontade o tempo.

Quando caminhamos pela vida costumamos nos fixar em ideias e falamos de passado, de presente, de futuro não conseguimos enxergar claramente por não saber parar, silenciar nosso interior e escutar as belezas que vem de Deus.

Existe passado?

Afirmo que não

Existe futuro?

Afirmo que não presente?

Também não.

Não estou querendo pôr em dúvida a realidade, apenas analisar nosso proceder na vida quando falamos de tempo.

Primeiro aqui caímos na questão de que existência nos leva a objetos concretos palpáveis como uma pedra, uma folha de papel ou mesmo coisas abstratas como a água, líquidos em geral ou sensíveis como fumaça, valores, etc.:

Quando falo não existe passado, digo por que não a nada sensível ou concreto do que se passou, existem apenas imagens de filmes ou na lembrança pessoal, o fato ocorrido se foi; quando falo que futuro não existe é pela certeza de que mesmo que faltem apenas um segundo para que o fato aconteça só se existe a intenção ou projeto do que vai ocorrer.

Quando digo que o presente não existe e pelo simples fato de que a partir do instante, milésimo de segundo que o fato acontece é o fato que seria futuro torna se passado sem deixar nada concreto, então o presente é instantâneo. Deixando o fato por um Flex e de movimento de ser furor e tornando um fato passado sem que haja apenas lembranças daquilo que era projeto. Concluir os então que tempo não existe.

Ontem já foi amanhã ainda vem é o hoje está acontecendo neste exato instante, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, semestres, anos, décadas e séculos São convenções humanas criadas apenas como um limite temporal e referência de nós criaturas de Deus.

O bonito aqui é perceber que o tempo não existe e sendo assim vivemos então na eternidade que é Deus.

Deus em sua onipotência e onisciência tudo sabe tudo pode e tudo vê e mesmo assim permite a nós suas criaturas o direito de escolhas; nos concede o livre arbítrio.

O catecismo católico quando define Deus diz:

198. A nossa profissão de fé começa por Deus, porque Deus é «o Primeiro e o Último» (Is 44, 6), o Princípio e o Fim de tudo. O Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade; o nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus.

Daí podemos visualizar logo no princípio de nossa profissão de fé católica cristã como é impossível mensurar a grandeza do Criador que por amor nos cria e submete todas as coisas, nos dá liberdade para ama ló ou não, e por sua sensibilidade e grandeza deixa em todas as coisas, em todos os seres, em toda a criação sinais sensíveis que mesmo que nunca ouviu falar de Deus sente seu olhar atraído para o infinito que é o próprio Deus.

Gênesis e um livro de aspecto figurativo, mas que retrata em tudo a perfeição da criação, quero dizer aqui que não podemos negar a teoria da evolução, mas, é impossível negar que a primeira célula de vida que inicia tudo é criação de Deus.

Nos humanos com toda a capacidade técnica e científica que possuímos e com toda a vontade que a criatura humana tenta se colocar no lugar do Criador ainda não conseguimos criar vida, alma ou espírito em nossos laboratórios e nunca conseguiremos.

Daí que devemos cuidar desse presente dado a cada indivíduo, a vida, partindo do profundo de casa coração transformar a realidade que nos rodeia preservando os valores dignos do Criador que vem a nós em sua comunidade trina Pai, Filho e Espírito Santo, nos ensinando em pelo filho a sermos um corpo, cheio de membros, mas que trabalha num todo para o bem comum e pleno crescimento em direção ao eterno.

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo na realidade deixa de ser um mandamento e sim para o bem da Criação e para que todos tenham vida em abundância passa a ser uma obrigação, um condicionamento desiderato a cada indivíduo.

Precisamos deixar de ser indivíduos e passar a ser comunhão. Vive do e proporcionando vida ao outro e isso só se inicia quando eu abro meu interior ao eterno de Deus pois tudo o que nos rodeia é passageiro eterno mesmo só Deus.

Eduardo Batista Silva