O que é Paciência

Pare um pouco e leia e, por favor, não deixe de comentar.

Uma maneira linda de nos lembrar das verdades teologais

“Ter paciência consigo mesmo, ter paciência com o outro, ter paciência com Deus?

Ter paciência consigo mesmo é esperança.

Ter paciência com o outro é amor. (Caridade)

Ter “paciência Deus é Fé. ”.

Este pensamento vem de Don Serafim nosso amado cardeal

Refletindo sobre esta fala.

Começo este falando um pouco sobre algo difícil de exercer em nossa vida em meio ao um mundo globalizado, veloz, cheio de relativismo, de novidades tecnológicas. Um mundo onde também tem ocorrido tantas tragédias, onde incide tantas guerras, onde o poder econômico tem reduzido a cada dia o valor da pessoa humana, o valor da família, o valor da religiosidade.

Tudo aconteci numa velocidade que não se consegui mais acompanhar a todas as evoluções da humanidade se não nos conectarmos ao novo mundo virtual, que tem dia a dia distanciado as pessoas, nos tornamos apenas uma imagem em sites de relacionamento pessoal, nos transformamos por necessidades técnicas apenas em números de documentos, o ser humano passa ser apenas um personagem na história como os personagens de novela.

Família e matrimonio tem sido considerado instituições falidas. Onde os pais só servem para gerar, amamentar, ensinar a andar, sustentar e dar instrução até certa idade, depois os filhos saem para o mundo, na maioria das vezes sem metas, sem sonhos próprios, o pior sem vínculos ou carinho para com os familiares ou valores, sem raízes ou vínculos ao meio de onde foi gerado.

Igrejas já nos dão até medo, pois todas, sem exceção se tornaram empresas, nossos padres e pastores em sua maioria são hoje apenas profissionais da fé, salvo uma porcentagem mínima de padres e pastores que ainda levam a sério as verdades do mundo.

Onde ficou o ensinamento Jesus o Bom Pastor que mostrava que o bom pastor deixa suas noventa e nove ovelhas no aprisco e vai em busca de uma que se tenha perdido.

Jesus amava os pecadores e abominava o pecado, hoje em dia vemos homens do altar que discriminam o pecador e julgam serem donos da verdade, usando pesos e medidas julgando o pecador ao invés de mostrar lhe o caminho do Cristo, ou às vezes ainda se entregam ao pecado e continuam pregando a palavra Deus, mas, deixando o pecador se sufocar na discriminação, na crueldade do maligno que esmaga a dignidade humana. Cortam a videira sem dar a ela nenhuma chance de dar bons frutos.

Mediante a isso é que devemos ter o carinho de ter muita paciência, em primeiro lugar,

Ter paciência consigo mesmo – Somos aflitos, e como qualquer ser humano temos a tendência a ser maus, somos vítimas do Demônio que hoje se infiltrou na vida de noventa e nove por cento da humanidade, em todas as rodas sociais. E nós infelizmente nos esquecemos que nosso endereço verdadeiro não esta aqui na terra. Deus nos tornou cidadão do Céu em Jesus Cristo, porem o Demônio com suas mazelas tem buscado a cada dia nos confundir nos tornando cada vez mais escravos, prisioneiros deste mundo.

Ter paciência consigo mesmo é o caminho que devemos trilhar, buscando a cada dia conhecer as nossas limitações, conduzindo nossa vida em busca apenas daquilo que gere vida, buscando nos converter a Deus enquanto ainda é tempo, parando de esperar nos outros, nas religiões e entendendo que o plano de salvação de Jesus começa dentro de nós. Que as transformações acontecem de dentro para fora, que talvez não possamos mudar o mundo, mudar a história, mudar a igreja, mudar e converter o outro, mas, o simples fato de podermos mudar, melhor dizendo transformar nosso coração já é um passo do tamanho da eternidade para que sejamos geradores de uma nova realidade. Se em primeiro lugar conseguirmos direcionar nosso coração em direção a Cristo Jesus já estaremos quebrando os grilhões da corrente que prende a humanidade ao Demônio. Um elo desta corrente estará sendo destruído e isso é muito importante para que Deus Possa reinar plenamente, para que minha família possa ser resgatada e convertida, para que através da conversão de minha família, comunidade renasça e assim o mundo se torne melhor. Ter paciência consigo mesmo é o mesmo que ter esperança em Deus, pois se somos pacientes conosco e se somos criados a imagem e semelhança de Deus então estaremos colocando nossa esperança no rumo certo.

Ter paciência com o outro.

O Outro acaba por ser parte da qual sem minha própria vontade eu acabo pertencendo, e é nesse sentido que se torna impossível viver bem sem ter paciência para com o outro. Vários entenderam este fato inegável, tais com Francisco de Assis, São padre Pio, Santa Terezinha do menino Jesus, São Paulo, Santo Agostinho e tantos outros que passaram por esta existência, o fato de que nossa vida é mais que ser, ter e poder, todo nosso existir tem em sua essência a grandeza de poder aprender, amar, servir e estar sempre a serviço do outro e caminhando rumo ao alto onde está Deus.

Jesus em sua caminhada de Cruz nos abre o caminho para a eternidade, em seu caminhar como Deus feito homem nos mostra o valor das pequenas coisas, como o sorriso, o abraço, nos ensina a ser empáticos, mostra o valor da conversão total a Deus, ao eterno amor, mostra que nossa realidade aqui neste mundo é passageira.

Ter paciência com o outro é ter a coragem de assumir em nossa vida o comportamento de Jesus Cristo, Deus feito Homem. Em sua vida, sendo deus feito homem nos mostra que é possível subirmos como águias aos céus, se usarmos as ferramentas do amor e compaixão. Nos mostrava o verdadeiro caminho, caminho de superação de nós mesmos e nossas limitações. Pacientemente Ele mostrava o caminho, não um caminho mais sim, o caminho verdadeiro que devemos seguir. Porem Ele não obrigava a ninguém a segui-lo. Apenas mostrava pacientemente como até hoje nos mostra através da sagrada escritura. Jesus não impunha condições, a ninguém, simplesmente mostrava paciente mente o caminho do bem e nos alertava para que não caíssemos no mal. Pacientemente ele colocava no coração de cada um a verdadeira esperança que é a direção que nos leva ao céu. Em seus gestos palavras e humildade ele mostrava como é possível elevar nossa condição humana, tornando a todos os que se entregarem confiantemente a Deus habitantes do céu.

Ter paciência com o outro é saber que não é a missa espetacular do padre fulano, que não são as canções sensacionais do padre beltrano ou de qualquer outro pastor, que não é nenhuma igreja ou padre ou pastor que nos dará a salvação. Ter paciência com o outro é entender que não são linhas teológicas ou filosóficas que nos salvarão do inferno, entender que o Demônio existe porem o mais forte é Deus Pai Eterno. Entender com piedade aqueles que hoje em dia só usam o ministério sagrado pastores, Bispos Padres, ministros da eucaristia, pregadores, cantores são apenas nada diante Daquele que É, Eu Sou, Deus verdadeiro. São apenas em sua maioria profissionais da fé quês tem usado as igrejas como meio de vida, que não são as igrejas que nos dão à salvação, que nenhum ser humano pode me dar a salvação a não ser eu mesmo se eu viver, compreender, amar e testemunhar a santa eucaristia buscando seguir e viver o Santo evangelho. Ter a paciência de aceitar que por mais que o padre seja pecador, Jesus Cristo nosso salvador se faz presente no pão e no vinho, para assim habitar em meu ser. Ter paciência com o outro é superar a natureza e os limites do olhar humano e entender que é o próprio Deus que na pessoa de Jesus Cristo que se faz presente na fração do pão eucarístico pelo Espírito Santo é que suporta a natureza humana. Entender que a graça de Deus suporta a natureza humana, supera a natureza humana. E só da esperança na eucaristia é que nos vem à salvação. Salvação que brota do amor. Ter paciência é entender que santos não são as pessoas perfeitas, mas sim, aqueles que superam seus limites se levantando depois das quedas e buscando começar todo dia no caminho de Deus.

Ter paciência com o outro é amor.

Ter paciência Deus,

Acabamos de refletir que ter paciência com o outro é amor. Gostaria de começar pedido que por instantes você imaginasse a paciência que Deus tem tido com o ser humano por milhares de anos. Se Ter paciência com o outro é amor e podemos assim afirmar que o amor de Deus é eterno, dizer que nada existe de amais absoluto que o amor de Deus para com o ser humano, derrubando assim todo relativismo existente.

Que deixando ser jogado por terra os valores sagrados da família, do matrimonio, da dignidade da vida humana. Podemos afirmar que o ser humano está sem dúvida alguma deixando se engolir pela globalização, pela sexualidade desenfreada, pelo ser, ter, poder e o prazer e trilhando por caminhos obscuros, quês às vezes são até estradas bonitas, largas, mas que não se sabe onde terminarão.

O ser humano continua sem entender a dimensão do amor de Deus porque tem muita pressa. Quer tudo muito rápido de qualquer forma. Mas Deus ainda tem sido paciente.

Pegamo-nos muitas vezes funda mentalizando, pregando e nos pegando em passagens bíblicas, sem buscar entender na verdade a essência do que elas querem dizer. Tudo o que ligares na terra será ligado no céu, tudo o que desligares na terra será desligado no céu, essa passagem não tem nada a ver com poder humano, com construção de templos e templos, essa passagem não nos dá o direito e nem aos padres de dar ordens ao Espírito santo, e sim do poder que vem de Deus a nossos sacerdotes de perdoar em nome de Deus, de salvar almas em nome de Deus, e não de Julgar o pecador. Que julga é somente Deus, quem salva é somente Deus, o poder é de Deus e o maior poder deixado Por Jesus Cristo é o poder de se tornar servo, de ser o mais simples, de viver com aquilo que Deus providencia, de aceitar a vontade de Deus, de dar condições para que os outros vivam, e vivendo tenham vida em abundância.

Ter paciência Deus é não dar espaço para filosofias, ideologias. Chega de teologia da libertação, teologia da prosperidade, chega de falsas doutrinas, chega de usar os sacramentos como fonte de renda.

“““ “Outros “e” revoltam, pois está escrito: “-Tudo que pedirdes a Deus em nome de Jesus Cristo vos será concedido” e ainda ““ batei e abrisse-vos há, pedi e vos será dado - Aí nós que somos humanos disparamos a fazer pedidos que por muitas vezes não são respondidos, aí nos revoltamos com Deus, sem entender que Deus sabe o que é bom e o que é ruim para cada um de nós. E para tudo o que pedimos Deus dá uma resposta, ou concede a graça pedida ou de forma sensível ao olhar humano ele mostra porque não concedeu. Os bom pai é aquele que sabe a hora de conceder o pedido ou de dizer não ao filho.

Têm-se hoje tantos adolescentes, jovens, adultos que morrem nas drogas ou vivem uma sexualidade doentia, é porque também temos muitos pais que só souberam falar sim para seus filhos, que deram tudo o que eles pediram, não souberam o valor do dizer não na hora certa. Para o sim a vida traz consequências, para o não a vida com o tempo da explicação.

Ter paciência Deus é compreender que a todo o momento Ele se coloca no nosso caminho e mesmo quando estamos escondidos por nossa pequenez e fraqueza, Ele nos encontra, como no encontro com Zaqueu, e nos diz: - Hoje eu vou comer na tua casa.

Ter paciência Deus é compreender que não importa a que ponto tenhamos chegado, Deus está sempre nós observando, amando e entendendo e guiando. Ter paciência Deus é entender que ele está presente na eucaristia e através Dela quer nos sustentar se arrependermos contritamente de nossos pecados e independente dos pecados de nossos padres que são iguais ou pior que nós mesmos, Ele se faz presente no Pão da Vida.

Ter paciência Deus é entender que mesmo que eu só possa ver o pão e o vinho, é Jesus. Deus vivo que ali se encontra.

Ter paciência Deus é entender que por mais longe que possamos imaginar ele se encontra tão perto que até podemos o sentir se o amarmos verdadeiramente.

Ter paciência Deus é compreender que nada deve ser submetido a nossa vontade, mas em primeiro lugar a vontade de Deus.

Ter paciência Deus é acreditar no impossível, pois Ele tudo pode.

Ter paciência Deus é possuir a caridade

Ter paciência Deus é Fé

A amor não tem sido amado, precisamos amar mais o amor: assim dizia O Chico de Assis.

Paz e Bem

Eduardo Batista Silva