Aprendendo a ouvir

É um fato que a maioria e quando digo maioria, sou ousado a dizer quase cem por cento dos seres humanos não entendem o valor do silencioso, como também só conseguem ouvir as situações que os rodeiam sem conseguir escutar propriamente.

Ouvir é a ação de perceber algo utilizando o sentido da audição, ou seja, todos os sons que são captados pelo ouvido.

O verbo ouvir está relacionado com o sentido da audição e abrange todos os tipos de ruídos ou sons que são captados pelos ouvidos. Neste caso, quando alguém apresenta problemas de audição é correto afirmar que tem problemas para ouvir.

No âmbito do Direito, a palavra "ouvir" é usada como sinônimo de receber o depoimento de alguém, onde esta pessoa deve apresentar a sua versão da história relevante para o caso que está sendo julgado, por exemplo.

Diferença entre ouvir e escutar

Como dito anteriormente, o verbo ouvir se refere ao ato de perceber sons através do sentido da audição. Escutar, por outro lado, significa ouvir com atenção, ou seja, compreender o som que foi escutado, assimilando a informação que nele contém.

Mesmo existindo diferenças entre o verbo ouvir e escutar, ambos são tratados como sinônimos da comunicação informal.

É preciso então entendendo bem os significados saber ouvir e escutar, saber aquilo que devo me aprofundar e aquilo que devo descartar. Sendo assim podemos dizer que em nossos momentos de oração pessoal e indispensável aprender mais esse passo. Aprender a escutar, que só é possível quando consigo aprender e entender os movimentos do silêncio interior.

O perfeito diálogo com o outro e principalmente com Deus só acontecerá quando conseguir elevar meu nível de atenção e meu foco em aprender a verdadeira forma de comunicar se mutuamente.

Vejamos alguns pontos interessantes que nos dão à luz pela palavra de Deus.

“Pois o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, se convertam e eu os cure. ” Mateus 13:15

Quem escuta, medita. Quem medita, aprende. Aquele que aprende, aplica o aprendizado no dia-a-dia. Isto vale para tudo na vida, principalmente para a Palavra de Deus

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” – Tiago 1:22-24.

Percebe se que quando buscamos uma vida de profunda comunhão com Deus, precisamos ter a coragem de sairmos de nossa zona de conforto e com muita tranquilidade buscarmos sempre agir em movimentos positivos e ascendentes, sem deixarmos nenhuma aresta ou brecha que e possa por ventura nos tirar de nosso alvo, nossa meta.

Compreender que não precisamos sair do mundo ou mesmo ignorar fugir da realidade humana para estarmos mais próximos de Deus, passa por entender que desde antes de sermos fecundados no seio materno o criador Deus já se abrigou em nosso coração. É não é o que vem de fora que nos leva às alturas dos céus e sim nossos próprios movimentos de silenciar a nós mesmos, nos colocou em uma posição de escuta, que Deus em sua sensibilidade, com toda a Sua grandeza nos levará por novos caminhos guiados por nossa fé que brota como dom em cada coração que livremente assume sua primeira condição de templo sagrado do Espírito Santo.

Mas para que tudo aconteça é necessário um momento de parada. Precisamos direcionar nosso foco. Entender que a maior parte do barulho não vem de fora e sim de nós mesmos, que o diálogo só ocorrerá quando eu ceder a minha razão e aprender a escutar. Assim nos tornamos capazes de ouvir todo o barulho e manter nos em posição de escuta. E consequentemente um novo movimento de paz começará espontaneamente nos levando a coisa do alto, nos levando a o início de uma nova vida aqui e agora e elevando junto tudo é a todos pois Deus assume seu lugar em nossa vida, em nossa existência, realizando em nós a verdadeira realidade que está e é o próprio Deus que nos envolve.

Eduardo Batista