SÍNDROME DE SUPER-HOMEM

Para algumas pessoas, a própria identidade se torna uma máscara e ela cria um personagem pra assumir como pseudo-identidade. Você já reparou que nas histórias de super-heróis, mesmo se mostrando tão fortes, imponentes, superiores, inabaláveis, são limitados nos seus relacionamentos e geralmente a vida pessoal é uma bagunça? Quero citar apenas um exemplo. Você conhece bem a história do Super-Homem. Um cara de outro universo que cai de paraquedas no planeta Terra e tem que lidar com sua natureza. A reflexão que trago hoje é sobre o que chamo de "Síndrome de Super-Homem".

Síndrome de Super-Homem é nesse contexto a negação às fragilidades da vida que todos nós enfrentamos. É quando você se depara com as adversidades da vida, dilemas emocionais e existenciais, mas diz pra si mesmo que é "invencível", que está tudo bem e que nada te abala. Se veste de uma força e sente vergonha de reconhecer suas fragilidades, fraquezas, medos e limitações. Assume como postura de vida a encenação de um "super-herói". Você não precisa ser inabalável diante das adversidades, mas entender que o equilíbrio é necessário. Há situações que você precisa atravessar sozinho, mas não precisa se envergonhar ao reconhecer que precisa de ajuda, de uma palavra amiga, de um conselho, um abraço amigo. Ninguém é forte o tempo todo. Nossa força não vem de nós mesmos, mas do Deus criador de todo o universo. Somente Nele encontramos a força para atravessar as tempestades da vida.

Se alegre na forma com a qual Deus te criou. Cheio de falhas, cheio de defeitos e manias, com seu temperamento calmo ou sanguíneo. Nessa vida não caímos de paraquedas. Fomos previamente projetados por Deus para uma vida de desafios e para fazer a diferença. Nossos dilemas são provas da natureza humana, mortal, finita, frágil. A vida é um sopro e precisamos apreciar da melhor forma esse fôlego. Não feche seus olhos para a realidade da vida nem se vitimize. Como uma amiga minha disse outro dia, "crescer dói, mas não crescer dói mais". Precisamos entender que as adversidades da vida são meios para amadurecimento. Não se amadurece na zona de conforto. Precisamos ser confrontados para crescer. Manter o espírito jovem, cheio de energia e na simplicidade de uma criança, mas maduros no caráter, nas atitudes, no pensamento. Somos criaturas perfeitas, com imperfeições herdadas do Éden, mas somos perfeitamente transformados em Cristo, nosso foco, nosso alvo, nosso socorro bem presente 24 horas por dia.

Não se engane. Mesmo os tais "super-heróis" possuem suas fraquezas. Cada um tem uma Kriptonita a seu modo. Haverá sempre um arco-inimigo sondando e tentando sabotar os planos, os propósitos, os sonhos. Não fuja de sua realidade. Não crie um personagem para viver seus dias, assumindo uma máscara para esconder sua essência. Somos frágeis mesmo! Reconheça isso. Hoje temos o fôlego de vida e não sabemos quando o Oxigênio deixará de habitar nossos pulmões. Somos frágeis e a vida se esvai. O Super-Homem era o personagem, mas a identidade era Clark Kent na história exemplificada. Você não caiu no mundo de paraquedas! Você nasceu por um propósito! Não caia na armadilha da Síndrome de Super-homem. Somos integralmente dependentes de Deus! Nossas forças se renovam apenas nEle. Somente através da Trindade podemos triunfar sobre o arco-inimigo de nossas almas. Deus é especialista em transformar a vida, a história, o contexto, dar clareza na mente e na visão. Busque Nele entender o propósito de você está aqui! Você nasceu pra fazer a diferença! De qual forma será, é uma resposta que encontramos caminhando! Portanto, jamais desista diante da caminhada. E seja qual for sua Kriptonita: seus medos, vergonhas, dificuldades, limitações, entenda que somos aperfeiçoados em Cristo e devemos viver nossas próprias identidades. É ela que Deus nos presenteou e é com ela que devemos fazer a diferença. Não caia na Síndrome de Super-Homem. Renda-se todos os dias no reconhecimento de nossa condição e dependência em Deus. Assim, viva a grande arte da vida sendo inspirado e inspirando vidas! Você não é o Super-Homem, mas é importante para o Homem Supremo, Criador de toda a História conhecida e desconhecida nessa imensidão que chamamos de universo.

[escrito: 03-09-2019]

Altillierme Carlo
Enviado por Altillierme Carlo em 03/09/2019
Reeditado em 17/09/2019
Código do texto: T6736229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.