Um triste vendendo sorrisos
O sol estava muito quente, era uma sexta-feira período da tarde.
Naquela ocasião e dia, o trânsito da cidade estava um caos. Pessoas iam e viam, o semáforo quebrado e sem policiamento, na travessa da rua Brasil.
Enquanto o trânsito não seguia, eu dentro do carro escutava as notícias, não tinha muito o que fazer, e ali eu me prendia na informações e os fatos do dia.
Desliguei o rádio comecei a folhear HQs, um passa tempo onde minha mente fluía.
Vidros fechados, ar do carro ligado, trânsito totalmente parado eu já estava atrasado.
Não tinha muito o que fazer, ali mesmo encerrei o compromisso, pois já estava irado.
Desliguei o ar do carro baixei os vidros, sons de buzinas cheiro de álcool, diesel e gasolina, poluição do ar, e poluição sonora o jeito é ter paciência. Soltei o cinto de segurança do corpo e fui ajeitar o retrovisor.
Pelo corredor entre os carros, vi pelo espelho ainda longe balões, sim balões... Bexigas todas padrões nas mãos de um garotinho, esse mesmo se aproximava nas janelas dos automóveis implorando aos motoristas, e pedindo suas atenções.
O menino se aproximou do meu carro, baixei o vidro o garoto desiludido um olhar caído de cansaço, desanimado, cansado e com fome; Olá moço estou vendendo balões, leve um por favor, estou aqui o dia inteiro tentando vender, e não sei mais o que fazer, pois preciso comer, estou com fome e meus balões ninguém consome.
Eram balões muito bonitos, eram estampados com sorriso, e alguns com frases de motivação, cada um custava dez reais, comprei um balão com sorriso estampado, foi a primeira venda dele já no final da tarde... Enfim, eis um vendedor de sorriso, mas para ele sorrir é preciso esconder seu próprio riso, nem sempre um sorriso chama atenção de quem está com pressa, ou preocupado com o horário da reunião do compromisso ou do trabalho etc.
Sua colaboração, e compreensão pode ser o sorriso de alguém, ou a motivação que estava lhe faltando, para acabar a sua preocupação e por fim a sua tristeza.