Por que é errado dizer que Venezuela, Cuba e Coreia do Norte são plenamente comunistas?

Por que é errado dizer que Venezuela, Cuba e Coreia do Norte são plenamente comunistas?

O comunismo, em seu conceito, é o governo do povo, em que o mesmo passa a ter total controle sobre os ''meios de produção'', enfim, sobre o governo. A partir daí, podemos nos perguntar se isso acontece na Venezuela, em Cuba e na Coreia do Norte??

Aquele boneco assassino como ''monarca''/ ditador é o mesmo que ''o poder nas mãos do povo''??

Nein.

O ditador Maduro [imaturo, para os íntimos] é o mesmo que ''o poder nas mãos do povo''??

Niet.

Séculos de governo da família Castro é o mesmo que ''o poder nas mãos do povo''??

No.

É simples assim.... Se temos um conceito, historicamente definido, e na prática, acontece outra coisa, então não podemos refletir o conceito nela.

Eu já briguei com pessoas pela web afora sobre isso, mas hoje eu concordo, porque é bem lógico. O comunismo, de fato, tal como está d'escrito nos textos de Marx e Engels, nunca foi plenamente implementado. O poder nas mãos do povo, e, na verdade o que temos é o poder concentrado nas mãos de uma única pessoa, o ditador.

Ok,

- Esses países se dizem ''comunistas'';

- A maioria de comunistas e socialistas concordam;

- Tomaram o poder com base na narrativa da ''revolução popular''..

Mas, se o que temos não é o povo participando intensa, democraticamente, na vida política, então, me perdoem, mas isso não pode ser chamado de comunismo.

É o mesmo que ''cidadães de bem'' se achando mais virtuosos que os outros. Achismo ou auto-identificação, necessariamente não resulta em ''correspondência total'' com os critérios pré-determinados. Até gosto de chamar esse fenômeno de ''descaracterização arquetípica''.

[Ainda que também não concorde que o povo seja totalmente capaz de governar a si mesmo.]