"TRÊS CRIANÇAS E TRÊS PIANOS"

------------------------------

Se aqui no BRASIL, você der TRÊS pianos para TRÊS crianças diferentes, eis algo que bem poderia acontecer: Uma delas; A Primeira criança... estaria com tanta fome (e raiva), que atiraria o piano da janela, produzindo um som ensurdecedor ao atingir o chão... quatro andares abaixo.

Já a Segunda criança... dedilharia as teclas, mas acreditaria piamente que aquilo em sua frente na verdade, é a cama mais macia que ele já vira na vida. Então a criança olharia em volta, pra ter certeza de não estar sendo vigiada... E se deitaria no piano, com um riso largo no rosto, a fim de tirar uma – merecida – soneca. No momento em que se deitasse... quase todas as notas do instrumento soariam ao mesmo tempo.

Já a Terceira criança... se aproximaria sabendo que aquilo em sua frente É um piano... e que um piano é um instrumento musical. Ela entenderia perfeitamente a lindeza que um piano representa. E mais do que isso; esta criança teria praticado aulas de iniciação musical na escola, portanto saberia tocar algumas músicas. Se sentaria, descansando as mãos sobre as teclas, ajeitando sua postura, tentando imitar um profissional. Tentaria tocar “Fur Elise” de Beethoven. Erraria várias vezes na metade, sendo forçada a começar de novo, mas não se irritaria com isso. Pois saberia que tudo era apenas questão de treino... e de tempo... e incentivo (o que ela teria de sobra).

Todas essas três crianças moram AQUI... neste mesmo país. E todas elas estão sentadas, agora mesmo... em frente a esses três pianos, todo santo dia, em todas as horas, nos mesmos bairros e cidades. E todas elas, apesar de tudo... conseguiram produzir algum som, no piano que lhes foi dado. E este som foi escutado... Em maior ou menor altura. A música soou... Hoje. E soará amanhã... Apesar de soar sempre de forma completamente diferente... em seu riso... inocência... choro... E no seu apelo.