Reflexão sobre arrogância e a humildade

A atual sociedade capitalista na qual vivemos faz muitas pessoas dizerem: eu sei, eu posso, eu tenho... amigos, statos, condições...

ainda há aqueles que pegam carona: ele sabe, ele pode, ele tem...

São palavras ouvidas e ditas diariamente por muitos que arrotam arrogância. Se colocam em posições que se sobrepõem aos demais, enfatizando suas condições e influências...

Em contra partida, em silêncio, sem holofotes, em luz baixa caminham os humildes. Eles sabem seus valores, ma também sabem que não precisam colocar a prova isso. Seguem contribuindo, sem interesse em troca, sem intenção de reconhecimento e assim, vão a cada dia colhendo seus frutos.

Há um provérbio que diz: "a palavra é prata e o silêncio é ouro".

O mundo está cheio de pessoas querendo falar, expor suas opiniões , porém poucos estão aptos a ouvir. Ouvir é uma arte para sábios. Ouvir, assimilar, refletir, mudar e agir são verbos significativos e por conseguinte de ação.

O tolo, insolente por se achar correto, por grosseria e indelicadeza sente-se o senhor da razão. De ouvidos cerrados não ouvem a não ser o que lhes convém.

Quanto o humilde se contrasta a este por expressa-se de forma modesta e levar em conta que todos podem contribuir com seus pensamentos e ideias e assim os acolhe.

O egoísmo, a soberba e arrogância impede-nos muitas vezes de cultivar sentimentos e assumir um comportamento humilde.

“Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.” Rabindranath tagore

IzaSilva
Enviado por IzaSilva em 18/08/2019
Reeditado em 18/08/2019
Código do texto: T6723279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.