Confúcio e os ministros do STF

Confúcio disse: “Veja os meios que um homem emprega, observe o caminho que ele toma e examine a circunstância em que ele se sente confortável. Como poderia o verdadeiro caráter de um homem esconder-se? Como poderia o verdadeiro caráter de um homem esconder-se?”

Muitas vezes nossas atitudes dizem mais a respeito de nós mesmos do que nossas palavras. Principalmente num país como o nosso, onde as palavras são faladas ao vento e ao léu.

Sobre as controvérsias recentes quanto a atuação de alguns ministros do STF, como nós cidadãos comuns poderíamos avaliá-los com isenção sem ter conhecimento profundo de leis e sem a oportunidade de termos uma conversa particular com eles?

Acredito que a única forma seria seguir a sugestão dada por Confúcio.

As instituições são mais importantes do que as pessoas que as servem, consideradas individualmente. As instituições podem ser insubstituíveis, mas seus servidores não são.

Então diante da situação de conflito criada e a consequente perda de credibilidade e harmonia dentro dela e na relação dela com a Sociedade, a Instituição “Superior Tribunal Federal”, precisa receber atenção maior do que seus servidores estão recebendo.

Pelo exposto, no meu tribunal particular, eu julguei os ministros que estão se destacando além do tolerável na imprensa e diria para eles o seguinte:

- Senhores ministros, os senhores tem valor para a Sociedade enquanto servidores do STF. No momento que se tornaram problemas, passaram a ser apenas isso, problemas. Portanto, sugiro que vão para casa mais cedo, cuidar de seus escritórios, fazendas, sítios ou quintais, passear com suas amantes ou simplesmente levar seus cachorrinhos na praça.

O mesmo eu diria para o Luís Inácio, que no dia em foi condenado em Primeira Instância, arrumou um problema PARTICULAR com o Estado e, pelo bem do que ele chama “povo”, do qual me considero parte, assim como todos os outros brasileiros, deveria ter se afastado da Política. Em vez disso fez desse “povo” seu refém para conseguir objetivos estritamente particulares. Dessa forma, se tornou um transtorno de grandes proporções e mais um fardo, além de tantos que a Sociedade tem que carregar normalmente.

Em resumo, esses senhores, com suas atitudes expõem seus caráteres de forma que não nos deixa dúvidas quanto ao fato de que só estão preocupados consigo mesmos e que a Sociedade para eles é apenas um instrumento para realização de seus sonhos de riqueza e poder.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 16/08/2019
Código do texto: T6721667
Classificação de conteúdo: seguro