O Capitão e os Ratos

Os ratos são os primeiros a pular na água quando o naufrágio é certo. E os ratos todos estão pulando do barco do capitão. Os mais ágeis e espertos estão pulando na frente, e tenho pra mim que no fim só vão sobrar as ratazanas mais gordas e famintas pra lhe fazer companhia no naufrágio que ele mesmo segue engendrando.

Eu não duvido que o capitão termine no fundo. Por que as profundezas parecem ser o seu lugar de natureza. Junto que o que há de mais torpe, sujo e vulgar nessa nação. Só espero que ele afunde logo, e não tenha tempo de levar o país consigo.

Que só lhe sobrem os ratos e os saudosos dos dias escuros de 64... Os saudosos da chibata, da mordaça e do cabresto...

Os raivosos, os fariseus, os que se aproveitam da fé alheia e que ainda seguem agarrados em seus braços...

Ficarão com ele por covardia e desespero. Afundarão juntos, não por fidelidade, mas nunca terem aprendido a nadar.

Rômulo Maciel de Moraes Filho
Enviado por Rômulo Maciel de Moraes Filho em 13/08/2019
Reeditado em 21/03/2021
Código do texto: T6719305
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.