Somos mais que corpo

O ser humano por natureza, sempre procura e sente uma vontade de se saciar, é um incomodo que flui de forma natural, que hora entende o que anseia e hora não.

Mesmo que até saiba o que deseja, mesmo quando consegue alcançar o desejado, por instantes, por um tempo sente satisfação, mas depois volta dentro de si aquele vazio, e a sua visão começa a procurar outra vez, uma forma de preencher este seu sentir e assim vive a vida... entre satisfações e insatisfações, constantes tribulações interiores.

Aqueles que não conseguem saber o que querem, ficam perdidos, se sentem pequenos, diminuídos, desprezados, separados, de lado, ante uma sociedade no qual tem que ter foco e meta, para se enquadrar em seus parâmetros.

E neste vazio dentro de si, se envolvem com outros, diria 'iguais', formam grupos, turminhas, para se sentirem 'normais' e radicalmente fazem de sua vida, uma meta de foco invertido, ao caírem na prostituição, vícios... mesmo assim este saciar é inconstante, por isso se afundam cada vez mais, se perdem e se tornam prisioneiros no próprio trono 'ego'.

Mas, por que o ser humano é assim, no sentir desta ânsia sem fim?

O ser humano é assim, por não ser feito somente de carne, mas também com espírito, devemos entender que, podemos saciar a carne, mas ainda sentiremos um vazio dentro de nós, porque há um espírito em nós, que também necessita ser saciado.

Sendo assim, aquele que não dá conta disso, vive verdadeiramente uma grande angustia no seu interior, independente do que tem, com quem vive e como vive, não conseguirá sentir a plenitude da paz em si.

Então, o ser humano vive e tem uma constante luta interior entre a carne e o Espírito?

Romanos 8:5..."Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja."

Diante disto, podemos ver e certificar que com certeza todo ser humano, vai viver e sentir esta divisão em seu ser, mesmo até sem saber, viverá, sentirá e não saberá como lidar com isso, se não for desperto a saciar o seu espírito.

E o que deve ser feito para preencher este tal vazio natural?

O ansiar da carne é natural no querer ter, obter o que necessita para melhor viver. Sendo natural até não ser prejudicial, isto é, quando não fazemos de nossa vida uma prisão no mundo do muito querer e ter, deixando assim de aproveitar os momentos com a família.

O ansiar demais é um circulo vicioso que muitos vivem e não dão conta que estão deixando de viver, plantando para outros colherem ou a tudo se perder.

O Homem natural não tem controle de si, para tanto é preciso saciar o seu espírito, balancear os dois lados, corpo e espírito, para então não só ter um controle racional, mas também, preencher este antes incógnita de vazio, que tanto necessita ser suprido.

Mas como preencher o vazio que vem do espírito?

Isto só Deus pode fazer, quando o homem se dispõe a buscá-lo. Veja no Evangelho de João 4:24... "Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."

Somente Deus pode saciar o nosso espírito, porque Ele é espírito, dEle viemos e para Ele retornaremos, toda criatura e toda criação foi feita por Ele e somente Ele sabe como preencher e controlar as nossas necessidades tanto espirituais quanto carnais.

Então, ao saciar o espirito também há controle aos anseios carnais?

Com certeza, o espírito é a base do corpo ou melhor é o verdadeiro conteúdo, o corpo é somente um casulo, vejamos em Gálatas 5:23...

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei."

Podemos ver que, estes frutos benignos que aperfeiçoam o nosso ser, só podem vir do espírito, são frutos do Espirito de Deus. Somente com esses frutos podemos ter um controle de nossos tempestuosos anseios, pensar, agir e falar.

Para obter esses frutos necessário é alimentar o nosso espírito em Deus, com a busca de sua presença e a meditação de sua palavra, uma busca que seja constante, diária, uma entrega em oração e jejum e principalmente obediência, este que, vale mais do que todo ou qualquer outro sacrifício.

Então, terei que ser perfeito?

Jamais, mas nem se quisesse, teria como. Pois como já dito, temos um corpo e somos prisioneiros dele, no qual nos induz e nos impulsiona a imperfeição, mas temos um espirito que se for alimentado na busca e meditação, irá nos proporcionar um balanceamento muito útil para a nossa interação com os outros e para nós mesmos, diante das ponderações que teremos no viver de cada dia...

"Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!" Provérbios 16:16

"A sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." Tiago 3:17

Glaucia Amaral

12/08/19

Glaucia Amaral
Enviado por Glaucia Amaral em 12/08/2019
Reeditado em 12/08/2019
Código do texto: T6718494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.