A arte de envelhecer.

A alguns dias estive observando os meus avós e fiquei pensando como é linda a arte de envelhecer. E comecei a perceber a verdadeira beleza da terceira idade. As marcas próprias da velhice, a visão meio turva. Os passos mais lentos, vacilantes. O rosto marcado pelo impiedoso tempo não consegui esconder a beleza de envelhecer. A sabedoria dos mais velhos é algo além da compreensão dos jovens. De um lado vejo a minha avó de aparência tão frágil, já não consegue mais se locomover sem a ajuda do andador, companheiro inseparável já algum tempo. Quem a ver assim é incapaz de imaginar a força interior dessa mulher. Suporta dores inimagináveis como a perca de um filho e ainda assim permanece de pé, firme como uma rocha. Mais é colo acolhedor a todos que delas precisam. Mais não se engane vira uma verdadeira leoa para defender seus filhos, netos e bisnetos. Tem uma fé inabalável que a faz continuar resistindo mesmo em meio às lágrimas de dor. É uma guerreira nata. O meu avô do outro lado, homem simples batalhador. É um senhor de presença forte, sorriso fácil, dono de uma sabedoria fascinante é orador da natureza, cantador das coisas simples, da fé desmedida. Folião dos Santos Reis, do Divino Pai Eterno, De São João. Homem forte, já passou por tantas lutas, tantas batalhas, conhece bem a dor insuportável de perder filhos, irmãos... Apesar de ser pessoas bem simples tem muitos valores, a humildade, a honestidade, a fé , o respeito ao próximo. Lembro me que a algum tempo conversando com ele, lhe disse que estava me sentindo feliz e realizada em minha vida profissional. E ele me disse sem rodeios que enquanto em minha vida eu tivesse, honestidade, humildade e respeito por mim e pelos outros meu caminho seria de sucesso. Não seria fácil ou livre de problemas, mais seria bom e eu seria feliz. Fiquei emocionada com aquelas palavras tão simples e verdadeiras daquele conselho tão sábio e amoroso.

Então percebi o qual sábios são os idosos. E que o passar dos anos muitas coisas podem mudar. Roupas entram e saem de moda constantemente. Surgem a cada dia tecnologias mais avançadas.

Porém tem coisas que são essenciais a nossa vida e que nunca saem de moda. Humildade, honestidade e respeito são algumas delas.

Existem coisas que são insubstituíveis: Fé, amor, amizade, família.

A sabedoria dos mais velhos, daqueles que os anos levou a juventude e deixou a experiência vivida.

A sabedoria nos tira a cegueira que a vida nos impõe, onde só enxergamos a aparência e não vemos a essência.

Com a maturidade passamos a valorizar mais o ser, do que o ter. Valorizamos mais as pessoas e menos as coisas.

O interessante e o triste disso é que só aprendemos a valorizar o que realmente é importante quando o tempo já nos parece tão curto.

Acredito que envelhecer é aprender a amar os pequenos milagres da vida, que na juventude nos parece triviais, como enxergar mesmo que pouco, ouvir mesmo que meio confuso, caminhar mesmo que bem devagar.

E Levar no coração a certeza de que teve uma vida plena. Sorriu e chorou. Caiu e levantou. Se iludiu, amou e foi amado.

Enfim viveu, não apenas sobreviveu.

Ecilana
Enviado por Ecilana em 08/08/2019
Reeditado em 24/05/2023
Código do texto: T6715695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.