Diferenças profundas entre honestidade e sinceridade [falsos sinônimos]

A honestidade não é apenas ou necessariamente dizer algo sem filtro, sem consideração ou elaboração, tal como é a sinceridade. A honestidade se concentra em atitudes não-verbais, e se expressa como confiança, preocupação ou respeito para com o outro. Pessoas honestas são menos propensas a mentir, ainda que nada previna que possam mentir sem ter plena consciência e, neste caso, conhecimento disso. Pode-se dizer que o sincero diz a SUA verdade enquanto o honesto tende a buscar por um denominador comum, em direção à verdade imparcial e justa. Justiça, empatia e honestidade são conceitos aparentados. Bem mais do que pra sinceridade.

A sinceridade até poderia ser compreendida como uma versão primitiva da honestidade, porque, ao contrário ou em contraste a ela, se expressa justamente por uma incapacidade de filtrar, de discernir o certo do errado, o justo do injusto, e relacionado com a verbalização.

O sincero diz aquilo que pensa, correto??

Se pensar, pra você, é o mesmo que raciocinar, então está errado. O sincero não pensa quando está sendo sincero. Ser ou agir assim é quando regurgitamos as sensações cognitivas dos nossos instintos. Por exemplo, o que aconteceu comigo quando eu tinha lá os meus 8 anos de idade. Estávamos, minha mãe e eu, descendo do ônibus, quando eu vi, pela primeira vez na minha vida e bem nítido uma senhora humilde, do meio rural, com cavanhaque. Fiquei espantado com a cena e disse em voz alta pra minha mãe, apontando o dedo: ''Olha lá aquela mulher de barba!!''. Crianças são mais sinceras que adultos, isto é, quando o adulto em questão não tem uma idade mental infantil ou for mentalmente subdesenvolvido. No entanto, quanto à honestidade, acredito que haverá uma maior variação de sua frequência durante a infância. As áreas mais avançadas do cérebro são as responsáveis pela regulação dos nossos pensamentos, em que podemos pensar mais antes, durante e depois da ação e sobre nós mesmos. Mas isso pode não ser comum no caso de pessoas excessivamente sinceras, já que apresentam dificuldade de segurar a língua, pressupondo que essa impulsividade possa estar irradiada para outros comportamentos.

A eleição do presidente mais sincero da história recente deste proto país, foi possível, além da própria anti-campanha que a esquerda petista, brasileira e chucra, fez, copiando os mesmos passos estúpidos que resultaram na eleição do outro coiso, nos EUA, em 2016, também no mito de que ele, por ser sincero, também seja honesto.

Pois bem, existem diferenças significativas entre os dois tipos, né???

Ainda que seja possível encontrarmos super sinceros que também são super honestos. Creio que este seja o meu caso, como sempre, uma aberração da natureza.

No mais, também acredito que minha honestidade me ajuda a balancear ou a frear o meu ímpeto pra sinceridade, fazendo com que pense mais, seja mais justo, mais honesto, na hora de pensar em meter agulhadas nos outros, indivíduos, grupos ou situações, algo que não acontece sempre ou que pode depender da circunstância, da avaliação que eu dou pra ela.

No mais é isso, sinceridade e honestidade podem parecer sinônimos ou palavras diferentes com significados muito parecidos, mas basta nos aproximarmos delas para perceber que não é assim não...ainda mais hoje em dia, com a exacerbação tanto do ato de ''mentir para não ofender'' quanto no de ''ofender para não mentir'', que neste caso, se refere mais ou especialmente à verdade do indivíduo [uma verdade subjetiva] e não à verdade, propriamente dita. Ainda devo dedicar prosa e verso a este assunto em outros escritos.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 07/08/2019
Reeditado em 30/03/2023
Código do texto: T6714440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.