O PESO

PESA SOBRE NÓS O FARDO DE ESCOLHAS QUE NEM SEMPRE SÃO AS QUE QUEREMOS, MAS AS QUE NOS SÃO DADAS. E NESSE TEXTO ME REFIRO AO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS QUE ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA AS CONDIÇÕES SOCIAIS DA NOSSA GENTE. TEMOS REALIDADES DISCREPANTES NO QUE TANGE AO CONTEXTO ECONÔMICO E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E ISSO NOS LEVA QUESTÃO PRINCIPAL, POR QUE OS JOVENS ESTÃO PERDENDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE PELOS ESTUDOS? NÃO ME ATENHO TANTO AO ÂMBITO ACADÊMICO MAIS SIM A EDUCAÇÃO BÁSICA, AQUELA CUJA FINALIDADE É FAZER COM QUE O CIDADAO CONSIGA TER MEIOS DE VIVER SOCIALMENTE E PROVER SEU SUSTENTO DE FORMA SATISFATÓRIA. MUITOS ALUNOS SÃO SUJEITOS A ESTAR NUM BIFURCAÇÃO CUJAS ALTERNATIVAS SÃO CONTINUAR OS ESTUDOS A TODO CUSTO OU LARGA-LOS E IR EM BUSCA DE EMPREGO, QUE POR SUA VEZ É OUTRO PONTO CRITICO EM NOSSO PAÍS. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NÃO É TRATADA COMO PRIORIDADE E ISSO NÃO SEGREDO NEM NOVIDADE PRA NINGUÉM, MAS NOS ÚLTIMOS ANOS AS CONDIÇÕES TEM SIDO CADA VEZ MAIS LAMENTÁVEIS. O QUE SE VÊ, PRINCIPALMENTE NAS CIDADES DO INTERIOR DO BRASIL, COM ENAFSE AQUI PARA A REGIÃO NORTE E NORDESTE, SÃO ALUNOS SENDO TRANSPORTADOS DE FORMA INDEVIDA, ESCOLAS SEM ESTRUTURA, PROFESSORES SEM VALORIZAÇÃO E ASSIM VAI.

ISSO SEM MENCIONAR O FATO DE O CURRÍCULO E AS METOLOGIAS EDUCACIONAIS NÃO TEREM COMO FOCO DESPERTAR O SENSO CRITICO DOS ALUNOS, O QUE PROMOVE DE FORMA NEGATIVA UMA FORMAÇÃO MECANIZADA, MUITAS VEZES INCAPACITANDO-OS DE COMPREENDER, PROFICUAMENTE, A SITUAÇÃO DO NOSSO PAÍS NO QUE TANGE A QUESTÕES ECONÔMICAS, SOCIAL E PRINCIPALMENTE POLITICA E ASSIM TER A OPORTUNIDADE DE FAZER MELHORES ESCOLHAS.

Juliana Cardoso
Enviado por Juliana Cardoso em 07/08/2019
Código do texto: T6714346
Classificação de conteúdo: seguro