Letras, sons, pensamentos e os contrapontos do universo escolar

03/08/2019

''J'' gosta dos números, tem facilidade com as contas matemáticas, mas ainda escreve ''errado' um monte de palavras. Já ''L'' é o seu oposto, pois tem paixão por elas enquanto acredita que eles vieram de Marte. ''A'' tem capacidade de conectar ideias e conceitos distintos, mas isso, só ele sabe, quieto como uma folha no chão. ''H'', segundo o professor, é muito inteligente, pois tira as notas mais altas e aprende com facilidade a matéria dada. O professor gostaria que tivessem mais ''H'' em sua sala de aula, mas ele mesmo suspeita que não conhece a fundo todos os seus alunos. Se sua vida fosse mais fácil se todos aprendessem no mesmo nível. ''A'' chega da escola [tem sorte, estuda de manhã], e enquanto cheira o feijão no fogo, assiste a um desenho dos tempos dos seus avós, Corrida Maluca. Todos numa mesma disputa, mas são tão diferentes... Dizem que a igualdade está nas condições iguais que são dadas, mas e quando as condições hereditárias não são iguais?? Percebe que no desenho, os competidores usam as suas vantagens para vencer a corrida. Lembra que tem simulado no sábado, de matemática, mas sua vantagem maior está em imaginar e criar.  ''A'' é amigo de ''B'', que obteve o diagnóstico de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Seus pais decidiram que suprimir sua individualidade é mais importante que entendê-la. ''B'' também gosta de pensar por si, por meio de seus desenhos e diálogos bem feitos. No domingo, outra corrida, a de fórmula 1. As escuderias mais ricas sempre chegam na frente. Tem ''sempre'' um ''japonês'' chegando por último. Bem, pelo menos não é igual no vestibular. No final do mês, terão que estudar para a prova, como se fossem todos iguais em habilidades e desejos, como se o que os diferenciasse fosse apenas a vontade, Logo, aquele que não consegue acompanhar o ritmo da turma só pode ser BURRO, um burrão mesmo, com B grande. Ou será que é a escola que está sendo ESTÚPIDA, ao igualar desiguais, suprimindo suas individualidades e suas respectivas necessidades ?? Durante o ano, estudantes de todas as letras, contam as horas, desde quando chegam na escola, esperando o momento do sino bater e de poderem se ver livres desta estupidez de século XIX. Se interessam cada vez mais pela internet do que pelo quadro negro. Essa escola é monocromática, de outra época, e eles são desta. 

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 03/08/2019
Reeditado em 01/04/2023
Código do texto: T6711775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.