Determinismo contemporâneo

No século XIX tinham os movimentos literários Romantismo, Naturalismo que tinham uma base no cientificismo Europeu – oque me interessa sobre elas: determinismo. Como sempre as teorias são deixadas para trás, atualizadas, adaptadas, etc – E o que aconteceu com o determinismo?

A maior obra e a que iniciou o movimento literário Naturalismo, se encontra em: O cortiço de Aluísio de Azevedo. Com cenário brasileiro- também no século XIX, tem como personagem tese do determinismo :Jerônimo. Um português virtuoso- trabalhador, sensato, sem vícios, sinônimo do justo, coerente,”, boa índole - isto no começo do livro, pois, em seu decorrer ele se apaixona pela mulata, Rita Baiana, e sua decadência está feita todas suas virtudes caíram por terra, “abrasileirando-se”, ao final do livro finda mantando Firmino.

Determinismo é o homem influenciado pelo meio. E que meio era O cortiço? Pode-se dizer a escória, a mistura, as mazelas -E todos os personagens brasileiros foram feitos com álcool e o cigarro sempre na boca, maliciosos, preguiçosos. E por que todas as vezes que se aparece esse pensamento determinista é apenas o homem bom sendo desvirtuado? Por que nunca é o homem mal sendo levado ao “certo”?

De contra ponto, o determinismo realmente está mais para o lado filosófico para determinar- a corrente determinista, o Demônio de Laplace. Embora, existam várias formas de determinismo-biológico, geográfico e até o absoluto, não deixam de ser apenas teorias, não é certeza e não há motivos para o ser, dado consequência que o homem é livre e ele escolhe o que faz ou deixa de fazer , independente do meio, pois suas escolhas não é o meio que as fazem- claro que o meio influência. Mas, somente aqueles que não tem a virtude de resistir, ou até mesmo tem resistência , mas não naquele ponto -todos temos decaimentos, inclinações , fraquezas. O famoso: calcanhar de Aquiles. Encontrado pelos deuses- talvez, os demônios.

Sobre a diversidade : As grandes coisas ficam para os grandes ,os abismos para os profundos, as delicadezas e arrepios para os sutis e, de modo geral para resumir, tudo que é raro para os raros – Nietzsche. Existem todos os tipos de seres humanos e não há como negar, tudo nos leva à diversidade, à especificidade, a unidade singular da frequência inicial do vácuo quântico, por conta disso não há possibilidade do maldito rótulo seguir a frente. Além mais, pelo fato de acreditar que o ser humano tem a essência e mesmo que haja ascendência da sociedade no processo de identificação, alguns princípios são levados desde o nascimento até a morte, as fases da vida fazem quem você pode ser.

Avant guarde julgamento, diga que eles são e eles dirão que tu és. Pois sabes que de todas as faces que segue a única que não vede é tua, desfigurada, enrugada, açoitada, consciência podre, oriundo da malde, pois vê repugnâncias e milagres. Avant guarde, julgue. – Faça a ti caricias para curar este mundo doente.

Ensaios de pensamentos
Enviado por Ensaios de pensamentos em 03/08/2019
Código do texto: T6711582
Classificação de conteúdo: seguro